Reconstruindo sonhos, resgatando a cidadania
relato docente sobre uma metodologia de ensino no Programa Ação Integrada para Adultos no município de Esteio, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-rel04Palabras clave:
EJA, Metodologia, Programa Ação IntegradaResumen
O Programa Ação Integrada para Adultos é uma política pública do município de Esteio, Rio Grande do Sul, voltada para adultos com idade igual ou superior a 21 anos, que não completaram o ensino fundamental na idade regular e que possuem, ao menos, o sexto ano concluído. O Programa busca otimizar o tempo do trabalhador, valorizando seus conhecimentos com o objetivo de construir um aprendizado a partir de suas vivências, proporcionando-lhes a busca por melhores condições de trabalho e o exercício da cidadania. Partindo do pressuposto que a maioria dos discentes já se encontra em alguma atividade profissional, possuindo um cotidiano fisicamente desgastante, o objetivo deste trabalho foi diminuir a evasão escolar, assim como a infrequência às aulas e potencializar a socialização entre estudantes, tornando motivadora e significativa a aprendizagem. Como resultado das atividades notou-se um crescimento dos alunos nas suas formas de se expressar, na criatividade, nas relações humanas, assim como a manutenção do número de alunos frequentes.
Descargas
Citas
ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (Org.). Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997. 208 p.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ______. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. 144 p.
BRASIL. Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado, visando a universalização da alfabetização de jovens e adultos de quinze anos ou mais, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2004.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
______. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA. Brasília: MEC, 2009.
COURTNEY, R. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. 302 p.
ESTEIO. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Proposta de Documento Base para o Plano Municipal de Educação de Esteio. Esteio, RS: SMEE, 2015.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 5. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2003. 256 p.
FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001. 300 p.
GIROUX, H. A.; MCLAREN, P. A educação de professores e a política de reforma democrática. In: GIROUX, H. A. (Org.). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997. 270 p.
KOUDELA, I. Jogos teatrais. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. 160 p.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo, SP: Moderna, 2003. 96 p.
SANTOS, G. L. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Revista Brasileira de Educação [online], Rio de Janeiro, n. 24. set./dez. 2003. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000300009.
SILVA, M. R. Histórias de vida e perspectivas de futuro de educandos do Programa Ação Integrada Adultos do CMEB Maria Lygia Andrade Haack. 2016. 123 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.
REVERBEL, O. O teatro na sala de aula. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979. 161 p.
SOLER, R. Jogos cooperativos. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006. 144 p.
______. Educação física escolar. Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 2003. 188 p.
WITTIZORECKI, E. S. O trabalho docente dos professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: um estudo nas escolas do Morro da Cruz. 2001. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
WITTIZORECKI, E. S.; MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F. Mudanças sociais e o trabalho docente de professores de educação física na escola: estudo a partir de histórias de vida. Revista Movimento, Porto Alegre, v.18, n. 1, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/23894/17344>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Patrick da Silveira Gonçalves, Cristina Marin Ribeiro Gonçalves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.