Reconstruindo sonhos, resgatando a cidadania

relato docente sobre uma metodologia de ensino no Programa Ação Integrada para Adultos no município de Esteio, Rio Grande do Sul

Autores

  • Patrick da Silveira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Marin Gonçalves Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-rel04

Palavras-chave:

EJA, Metodologia, Programa Ação Integrada

Resumo

O Programa Ação Integrada para Adultos é uma política pública do município de Esteio, Rio Grande do Sul, voltada para adultos com idade igual ou superior a 21 anos, que não completaram o ensino fundamental na idade regular e que possuem, ao menos, o sexto ano concluído. O Programa busca otimizar o tempo do trabalhador, valorizando seus conhecimentos com o objetivo de construir um aprendizado a partir de suas vivências, proporcionando-lhes a busca por melhores condições de trabalho e o exercício da cidadania. Partindo do pressuposto que a maioria dos discentes já se encontra em alguma atividade profissional, possuindo um cotidiano fisicamente desgastante, o objetivo deste trabalho foi diminuir a evasão escolar, assim como a infrequência às aulas e potencializar a socialização entre estudantes, tornando motivadora e significativa a aprendizagem. Como resultado das atividades notou-se um crescimento dos alunos nas suas formas de se expressar, na criatividade, nas relações humanas, assim como a manutenção do número de alunos frequentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick da Silveira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), especialista em Psicomotricidade e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014), Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Programa Ação Integrada para Adultos na Prefeitura Municipal de Esteio e professor de educação física especial na Prefeitura Municipal de Gravataí. Tem experiência no Ensino Regular, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial e na Educação Social. Participou, como voluntário, do Grupo de Pesquisa em Neurociência Aplicada ao Esporte da PUCRS, sob coordenação do Prof. Ms. Rodrigo Sartori. Atualmente, é pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS, coordenado pelo Prof. Dr. Vicente Molina Neto.

Cristina Marin Gonçalves Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Especialização em Geografia - Urbanização e interdisciplinaridade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) . Mestranda em Geografia - Análise Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (Org.). Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997. 208 p.

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ______. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. 144 p.

BRASIL. Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado, visando a universalização da alfabetização de jovens e adultos de quinze anos ou mais, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2004.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

______. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA. Brasília: MEC, 2009.

COURTNEY, R. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. 302 p.

ESTEIO. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Proposta de Documento Base para o Plano Municipal de Educação de Esteio. Esteio, RS: SMEE, 2015.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 5. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2003. 256 p.

FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001. 300 p.

GIROUX, H. A.; MCLAREN, P. A educação de professores e a política de reforma democrática. In: GIROUX, H. A. (Org.). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1997. 270 p.

KOUDELA, I. Jogos teatrais. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006. 160 p.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo, SP: Moderna, 2003. 96 p.

SANTOS, G. L. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Revista Brasileira de Educação [online], Rio de Janeiro, n. 24. set./dez. 2003. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000300009.

SILVA, M. R. Histórias de vida e perspectivas de futuro de educandos do Programa Ação Integrada Adultos do CMEB Maria Lygia Andrade Haack. 2016. 123 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.

REVERBEL, O. O teatro na sala de aula. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979. 161 p.

SOLER, R. Jogos cooperativos. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2006. 144 p.

______. Educação física escolar. Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 2003. 188 p.

WITTIZORECKI, E. S. O trabalho docente dos professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: um estudo nas escolas do Morro da Cruz. 2001. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

WITTIZORECKI, E. S.; MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F. Mudanças sociais e o trabalho docente de professores de educação física na escola: estudo a partir de histórias de vida. Revista Movimento, Porto Alegre, v.18, n. 1, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/23894/17344>.

Downloads

Publicado

18-06-2018

Como Citar

GONÇALVES, P. da S.; RIBEIRO, C. M. G. . Reconstruindo sonhos, resgatando a cidadania: relato docente sobre uma metodologia de ensino no Programa Ação Integrada para Adultos no município de Esteio, Rio Grande do Sul. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 158–168, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/39905. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência