Reconstruindo sonhos, resgatando a cidadania

relato docente sobre uma metodologia de ensino no Programa Ação Integrada para Adultos no município de Esteio, Rio Grande do Sul

Autores

  • Patrick da Silveira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristina Marin Gonçalves Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-rel04

Palavras-chave:

EJA, Metodologia, Programa Ação Integrada

Resumo

O Programa Ação Integrada para Adultos é uma política pública do município de Esteio, Rio Grande do Sul, voltada para adultos com idade igual ou superior a 21 anos, que não completaram o ensino fundamental na idade regular e que possuem, ao menos, o sexto ano concluído. O Programa busca otimizar o tempo do trabalhador, valorizando seus conhecimentos com o objetivo de construir um aprendizado a partir de suas vivências, proporcionando-lhes a busca por melhores condições de trabalho e o exercício da cidadania. Partindo do pressuposto que a maioria dos discentes já se encontra em alguma atividade profissional, possuindo um cotidiano fisicamente desgastante, o objetivo deste trabalho foi diminuir a evasão escolar, assim como a infrequência às aulas e potencializar a socialização entre estudantes, tornando motivadora e significativa a aprendizagem. Como resultado das atividades notou-se um crescimento dos alunos nas suas formas de se expressar, na criatividade, nas relações humanas, assim como a manutenção do número de alunos frequentes.

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Biografia do Autor

Patrick da Silveira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), especialista em Psicomotricidade e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014), Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Programa Ação Integrada para Adultos na Prefeitura Municipal de Esteio e professor de educação física especial na Prefeitura Municipal de Gravataí. Tem experiência no Ensino Regular, na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Especial e na Educação Social. Participou, como voluntário, do Grupo de Pesquisa em Neurociência Aplicada ao Esporte da PUCRS, sob coordenação do Prof. Ms. Rodrigo Sartori. Atualmente, é pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da ESEFID-UFRGS, coordenado pelo Prof. Dr. Vicente Molina Neto.

Cristina Marin Gonçalves Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Especialização em Geografia - Urbanização e interdisciplinaridade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) . Mestranda em Geografia - Análise Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

18-06-2018

Como Citar

GONÇALVES, P. da S.; RIBEIRO, C. M. G. . Reconstruindo sonhos, resgatando a cidadania: relato docente sobre uma metodologia de ensino no Programa Ação Integrada para Adultos no município de Esteio, Rio Grande do Sul. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 158–168, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/39905. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência