A educação popular na Amazônia
produção intelectual do Grupo de Trabalho 06 da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2018-39747Palabras clave:
Educação Popular, Amazônia, Produção Intelectual, ANPEdResumen
O presente trabalho é resultado das pesquisas do Núcleo em Educação Popular Paulo Freire e tem como objetivo analisar a produção intelectual do Grupo de Trabalho - GT, número 06, da ANPEd, nos últimos 15 anos, sobre a educação popular na Amazônia. A problemática consiste em investigar: como circulam as produções intelectuais sobre a educação popular na amazônica na ANPEd? Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Entre os resultados destaca-se que existe uma relação assimétrica nas produções intelectuais, visto que, apesar da extensão territorial e da pluralidade de práticas educativas presentes na Amazônia, há um silenciamento sobre a educação popular na Amazônia no Grupo de Trabalho 06 da ANPEd.
Descargas
Citas
ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. 336 p.
BRANDÃO, C. R. Os caminhos cruzados: formas de pensar e realizar a educação na América Latina. In: GADOTTI, M.; TORRES, C. A. (Org.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez; EDUSP, 1994. p. 31-58.
_______. Da educação fundamental ao fundamental da educação. Cadernos do CEDES 1: concepções e experiências de educação popular. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados: CEDES, 1980.
CASANOVA, P. G. Colonialismo interno (uma redefinição). Buenos Aires: CLACSO, 2007. 27 p. (Campos Virtual).
CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL R. (Ed.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre, 2007. 307 p.
FARES, J. A. Cartografia poética. In: OLIVEIRA, I. A. (Org.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. Belém: EDUEPA, 2008. p. 101-110.
GONÇALVES, C. W. P. Amazônia, Amazônias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005a. 179 p.
GONÇALVES, H. A. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2005b. 168 p.
LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. 130 p.
MOTA NETO, J. C. Educação popular e pensamento decolonial latino-americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda. 2015. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
OLIVEIRA NETO, A. C.; RODRIGUES, D. S. S. O lugar de estar sendo dos sujeitos amazônidas rurais-ribeirinhos. In: OLIVEIRA, I. A. (Org.) Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas de alfabetizandos amazônidas. 2. ed. Belém: EDUEPA, 2008. p. 26-32.
NEVES, J. D. V.; NASCIMENTO, I. P. As representações sociais que mulheres e homens assentados possuem sobre os saberes que buscam na escola para os seus projetos de vida. 2008. Disponível em: <http://anped.org.br/sites/default/files/gt06-4938-int.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.
OLIVEIRA, I. A.; SANTOS, T. R. L. A cultura amazônica em práticas pedagógicas de educadores populares. 2007. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt06-3039-int.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.
_______. O pluralismo religioso e seus conflitos na educação popular: o olhar de educadores. 2006. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt06-1898.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.
_______. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba, PR: CRV, 2015. 120 p.
_______. Educação no campo na Amazônia: bases socioculturais, epistemológicas e matrizes educacionais. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO – ENDIPE, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas: Editora da Unicamp, 2012, p. 2-13.
PORTAL CAPES. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2017.
RELATÓRIO QUADRIENAL DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. Brasília, DF: CAPES, 2017. . Acesso em: 2 out. 2017.
SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006. 511 p.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p.
STRECK, D. R. et al. Educação popular e docência. São Paulo: Cortez, 2014. 216 p.
VASCONCELOS, V. O. Quando a natureza educa: trabalho, família e espiritualidade às margens de rios amazônicos. 2010. Disponível em: <http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT06-6651--Int.pdf>. Acesso em: 15 set. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Sulivan Ferreira de Souza, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Louise Rodrigues Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.