Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art08Palabras clave:
Síndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania.Resumen
Este texto decorre de uma pesquisa bibliográfica concluída em um curso de especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. O objetivo é favorecer e compor o processo de reflexão sistemática e multidimensional que procura contribuir com o projeto de educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, orientando sobre o conhecimento das problemáticas da aprendizagem, sejam elas no aspecto afetivo, cognitivo, psicomotor ou da linguagem. A análise da reflexão apontou que além do projeto didático-pedagógico é preciso a implantação gradativa de uma infraestrutura que componha a escola inclusiva, a criação de uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades e o envolvimento de toda a comunidade. Verificou-se que a participação da comunidade e dos pais é essencial no processo de inclusão da criança na escola, processo que ocorre de maneira constante e precisa ser continuamente revisto, suas etapas envolvem fornecer o suporte de serviços da área do atendimento educacional especializado e da formação de seus profissionais.
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