Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar

Autores/as

  • Jéssica Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art04

Palabras clave:

Processo de Ensino e Aprendizagem, Avaliação, Exame, Hierarquia Social.

Resumen

O objetivo deste texto é analisar a forma como a avaliação está posta atualmente no processo de ensino e aprendizagem como um instrumento de controle, baseado em exames, que contribui para consolidar não apenas uma classificação dos alunos no interior da escola, mas também um efeito social de hierarquia. A partir do modelo tradicional do processo de ensino e aprendizagem, baseado na técnica da prelação do conteúdo pelo professor (agente ativo que detém o conhecimento) e a demonstração pelos alunos da apropriação do conteúdo (agente passivo que apenas recepciona as informações), a avaliação torna-se o instrumento legitimador da mencionada prática. Pautada somente em exames, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem fica restrita ao modo de atestar e controlar quais alunos estão aptos a prosseguir às demais fases, destoando-se das suas demais funções primordiais de cunho pedagógico e diagnóstico.

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Biografía del autor/a

Jéssica Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina com premiação de melhor índice acadêmico (láurea acadêmica - ano 2011). Aprovada no Exame OAB na décima fase do curso de Direito (ano 2010). Ex Sócia do Escritório Cordova Advogados Associados (ano 2011-2013). Formada pela Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina (módulo I ano 2012 e módulo II ano 2014). Pós Graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (ano 2012). Pós Graduada em Direito Público pela Universidade Regional de Blumenau (ano 2013). Pós Graduada em Direito Aplicado pela Universidade Regional de Blumenau (ano 2014). Aprovada em primeiro lugar geral para o Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (processo seletivo 2013, início 2014).Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2016-03-07

Cómo citar

GONÇALVES, J. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem para além dos muros da hierarquia escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 44–55, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30625. Acesso em: 25 nov. 2024.