Pensar a educação e a escola pública: definições, diretrizes, caminhos (anos de 1990)
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art03Palabras clave:
História Social e Escola Pública, Diretrizes Educacionais, Políticas para a Educação.Resumen
Este texto procura discutir o percurso da educação pública no Brasil durante a década de 1990, recuperando pontos relevantes para se compreender a historicidade daquele processo, como meio de problematizá-lo nos contornos das redes e circuitos nos quais se insere. Dedica-se a analisar um conjunto de documentos legislativos produzidos naqueles anos, com o objetivo de perscrutar elementos que contribuam para a reflexão sobre o assunto.
Descargas
Citas
BARBOSA, M. E. J. Sobre história: imprensa e memória. In: ALMEIDA, P. R. de; MACIEL, L. A.; KHOURY, Y. A. (Org.). Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olhos D
BENJAMIN, W. Sobre o conceito da História. In:_____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 241-252.
BONAMINO, A.; MARTÍNEZ, S. A. Diretrizes e parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: a participação das instância políticas do Estado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 8, p. 368-385, set. 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013.
_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 4/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 1998.
_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2/1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 1998.
_____. Plano Nacional de Educação para o decênio 2001-2010. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Brasília, DF, 2000.
BRZEZINSKI, I. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p.185-206, jul./out. 2010.
CRUZ, H. F. de; PEIXOTO, M. do R. da C.; KHOURY, Y. A. Introdução. In: ALMEIDA, P. R. de; MACIEL, L. A.; KHOURY, Y. A. (Org.). Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olhos D
CRUZ, H. F. de; PEIXOTO, M. do R. da C. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, p. 255-272, dez. 2007.
FENELON, D. R. Cultura e História Social: Historiografia e Pesquisa. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 73-90, 1994.
FREIRE, P.. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, M. Os compromissos de Jomtien: Estado e sociedade civil. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCA
GINZBURG, C. Provas e possibilidades à margem de
_____. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: _____. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 143-179.
PINTO, J. M. R. de. Financiamento da educação no Brasil: um balanço da era FHC (1995-2002). Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 108-135, set. 2002.
SAVIANI, D. Organização da educação nacional: sistema e conselho nacional de educação, plano e fórum nacional de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 769-787, jul./set. 2010.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Unesco. Jomtiem, Tailândia. 1990.
VIEIRA, M. P. do; PEIXOTO, M. do R. da C.; KHOURY, Y. M. A. A pesquisa em história. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista de Educação Popular
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.