Pensar a educação e a escola pública: definições, diretrizes, caminhos (anos de 1990)

Autores/as

  • Artur Nogueira Santos e Costa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art03

Palabras clave:

História Social e Escola Pública, Diretrizes Educacionais, Políticas para a Educação.

Resumen

Este texto procura discutir o percurso da educação pública no Brasil durante a década de 1990, recuperando pontos relevantes para se compreender a historicidade daquele processo, como meio de problematizá-lo nos contornos das redes e circuitos nos quais se insere. Dedica-se a analisar um conjunto de documentos legislativos produzidos naqueles anos, com o objetivo de perscrutar elementos que contribuam para a reflexão sobre o assunto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Artur Nogueira Santos e Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em História pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais, com bolsa do CNPq.

Citas

BARBOSA, M. E. J. Sobre história: imprensa e memória. In: ALMEIDA, P. R. de; MACIEL, L. A.; KHOURY, Y. A. (Org.). Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olhos D

BENJAMIN, W. Sobre o conceito da História. In:_____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 241-252.

BONAMINO, A.; MARTÍNEZ, S. A. Diretrizes e parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental: a participação das instância políticas do Estado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 8, p. 368-385, set. 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 8. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2013.

_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 4/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 1998.

_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2/1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 1998.

_____. Plano Nacional de Educação para o decênio 2001-2010. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Brasília, DF, 2000.

BRZEZINSKI, I. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p.185-206, jul./out. 2010.

CRUZ, H. F. de; PEIXOTO, M. do R. da C.; KHOURY, Y. A. Introdução. In: ALMEIDA, P. R. de; MACIEL, L. A.; KHOURY, Y. A. (Org.). Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olhos D

CRUZ, H. F. de; PEIXOTO, M. do R. da C. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, p. 255-272, dez. 2007.

FENELON, D. R. Cultura e História Social: Historiografia e Pesquisa. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 73-90, 1994.

FREIRE, P.. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, M. Os compromissos de Jomtien: Estado e sociedade civil. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCA

GINZBURG, C. Provas e possibilidades à margem de

_____. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: _____. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 143-179.

PINTO, J. M. R. de. Financiamento da educação no Brasil: um balanço da era FHC (1995-2002). Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 108-135, set. 2002.

SAVIANI, D. Organização da educação nacional: sistema e conselho nacional de educação, plano e fórum nacional de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 769-787, jul./set. 2010.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Unesco. Jomtiem, Tailândia. 1990.

VIEIRA, M. P. do; PEIXOTO, M. do R. da C.; KHOURY, Y. M. A. A pesquisa em história. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007.

Publicado

2016-03-07

Cómo citar

NOGUEIRA SANTOS E COSTA, A. Pensar a educação e a escola pública: definições, diretrizes, caminhos (anos de 1990). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 31–43, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29790. Acesso em: 22 jul. 2024.