Sistematizar experiências para pensar a prática na educação social

Autores/as

  • Karine dos Santos UNISINOS
  • Amanda Motta Castro UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art03

Palabras clave:

Educador Social, Educação Popular, formação, sistematização, metodologia.

Resumen

Este texto foi escrito a partir da realização de uma oficina com educadores sociais do município de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Apresentamos problematização a respeito da constituição do sujeito educador social. O texto analisa uma prática de formação continuada de educadores sociais, a partir da metodologia de sistematização de experiências, sobre quatro temas: concepção de Educação Social; percepção da realidade; processo de desenvolvimento da autonomia do educando; e relação com a defesa de direitos e participação social. O referencial teórico da Educação Popular aportou para esta reflexão. Constatamos a importância da sistematização no processo de formação, pois sistematizando nossas práticas aprendemos e ensinamos com elas e a partir delas.

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Biografía del autor/a

Karine dos Santos, UNISINOS

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, doutoranda em Educação pela mesma instituição, bolsista CAPES. Contato: karinesan@gmail.com

Amanda Motta Castro, UNISINOS

Mestre em Educação pela UNISINOS. Doutoranda em Educação pela mesma instituição. Bolsista CAPES Contato: motta.amanda@terra.com.br

Publicado

2015-12-30

Cómo citar

DOS SANTOS, K.; MOTTA CASTRO, A. Sistematizar experiências para pensar a prática na educação social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 36–48, 2015. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26221. Acesso em: 4 nov. 2024.