Sistematizar experiências para pensar a prática na educação social
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art03Palabras clave:
Educador Social, Educação Popular, formação, sistematização, metodologia.Resumen
Este texto foi escrito a partir da realização de uma oficina com educadores sociais do município de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Apresentamos problematização a respeito da constituição do sujeito educador social. O texto analisa uma prática de formação continuada de educadores sociais, a partir da metodologia de sistematização de experiências, sobre quatro temas: concepção de Educação Social; percepção da realidade; processo de desenvolvimento da autonomia do educando; e relação com a defesa de direitos e participação social. O referencial teórico da Educação Popular aportou para esta reflexão. Constatamos a importância da sistematização no processo de formação, pois sistematizando nossas práticas aprendemos e ensinamos com elas e a partir delas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-12-30
Cómo citar
DOS SANTOS, K.; MOTTA CASTRO, A. Sistematizar experiências para pensar a prática na educação social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 36–48, 2015. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26221. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.