Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-21676Palabras clave:
Migrantes Nordestinos, Educação, Identidade , Pontal Mineiro.Resumen
O texto trata da experiência migratória de grupos originários dos estados da região Nordeste do Brasil que, motivados por diferentes fatores, especialmente pela oportunidade de trabalhar pela subsistência, decidiram partir, deixando suas terras e rumando a novos espaços de sociabilidade no Pontal de Minas Gerais (Triângulo Mineiro). Inicialmente, a partir dos anos de 1940 e 1950, estabeleceram-se nas fazendas; mais tarde, dirigiram-se para as cidades, onde passaram a viver, desenvolvendo novas relações nos bairros, igrejas, comércio, postos de saúde e escolas, superando resistências relativas ao pertencimento étnico-cultural nordestino. Nossa proposta específica é a abordagem sócio-histórica em torno da dinâmica cultural estabelecida entre nordestinos e mineiros no espaço escolar, observando-se o contexto histórico que desencadeou o fenômeno da migração para essa região de Minas Gerais, buscando traçar paralelos com os atuais fluxos de nordestinos.Descargas
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Publicado
2013-02-14
Cómo citar
DE SOUZA, S. T.; MORAES, A. D.; CORDEIRO SOUTO FERREIRA, A. E.; SILVA, C.; DE LIMA SOARES SILVEIRA, D.; RIBEIRO LIMA, D.; MACHADO VIEIRA, M. Migrantes nordestinos e o acesso à escola no Pontal Mineiro: uma experiência de construção identitária. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-21676. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/21676. Acesso em: 25 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
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