CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art04Palabras clave:
Educação de jovens e adultos, Contribuições freirianas, Alfabetização.Resumen
A educação apresenta um papel importante nos processos de humanização das relações entre os indivíduos e de transformação da realidade social. Podemos considerar que a alfabetização é um processo que envolve a identidade de cada indivíduo para a construção da identidade social, um ato político, de conhecimento, um ato criador. Este trabalho trata de uma investigação na qual apresentamos as contribuições da perspectiva freiriana na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos. Objetivamos apresentar as considerações acerca das contribuições de Paulo Freire, no processo de alfabetização e reconhecimento da identidade dos educandos, durante atividades desenvolvidas no projeto proposto para a EJA em espaços não escolares. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, na medida em que aponta para a necessidade do pesquisador em investigar o objeto de estudo, com enfoque no processo, e, ainda, na observação participante como possibilidade de fundamentação em dados fixados nas interações interpessoais. Essa discussão nos permite refletir, construir e reconstruir saberes e competências sobre as práticas não escolares da EJA e o acesso a vários conhecimentos, que serão importantes na atuação docente.Descargas
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Publicado
2013-06-27
Cómo citar
PERSIA NELLY ALVES NUNES, D.; RODRIGUES DE CASTRO, L. CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALFABETIZAÇÃO E IDENTIDADE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20305. Acesso em: 22 jul. 2024.
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Artigos Originais
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