A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÃLIA SOB A PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art06Palabras clave:
Educação em Saúde, Enfermeiro, Programa Saúde da FamíliaResumen
De acordo com as diretrizes da Política de Promoção da Saúde, a educação em saúde é uma das estratégias utilizadas para efetivar uma aproximação entre os serviços de saúde e a comunidade. Este estudo objetiva descrever a produção científica sobre educação em saúde na Estratégia Saúde da Família, na perspectiva do enfermeiro. Foi utilizada uma busca online, por meio da base de dados LILACS; com os descritores: Programa Saúde da Família, educação em saúde, enfermeiro. Os resultados mostraram 15 trabalhos, os quais atendiam aos critérios de inclusão e delinearam quatro eixos temáticos: "Educação em Saúde realizada a partir do modelo tradicional"; "Dificuldades do profissional enfermeiro em atividades educativas"; "Práticas educativas voltadas a grupos de pacientes com patologias específicas"; "Necessidade de formação adequada do enfermeiro para atender as novas demandas de educação em saúde". Percebe-se que o modelo de educação em saúde praticado pelos enfermeiros ainda se mantêm no modelo tradicional e hegemônico, sendo realizada somente como transferência de conhecimentos. É necessária uma mudança no currículo das universidades para a formação consistente em educação em saúde, além da necessidade da educação permanente à queles profissionais que já atuam na atenção primária, a fim de que se possa compartilhar e construir conhecimentos em saúde de maneira realmente emancipatória, efetiva e transformadora.Descargas
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Publicado
2013-06-27
Cómo citar
DE BARROS JUNQUEIRA, M. A.; DA SILVA SANTOS, F. C. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÃLIA SOB A PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20301. Acesso em: 16 nov. 2024.
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Sección
Artigos Originais
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