O CORPO E A CAPOEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTAS

Autores/as

  • Carolina Alvim Scarabucci de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art07

Palabras clave:

Educação Popular, Lei 10639/03, cultura afro-brasileira, corporeidade, capoeira

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa interdisciplinar, apresentada como requisito obrigatório para a titulação de especialista em Docência na Diversidade pela Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 2010, sob as temáticas da capoeira e da corporeidade, visando à aplicação da Lei 10.639/03 no contexto escolar, por meio de uma abordagem inserida na prática de sala de aula, em uma das inúmeras (e possíveis) soluções de incorporarmos, efetivamente, no currículo, a cultura afro-brasileira. São trazidos, no desenvolver da leitura, os conceitos de corpo até a contemporaneidade, definindo o desenrolar dessa perspectiva com base em Merleau Ponty, onde ele (o corpo) é, ao mesmo tempo, atuante e meio de contato e comunicação com o mundo. Nesta perspectiva, traçaram-se as variantes de conceito e prática na capoeira e como essa proposta poderia ser conexa com outras disciplinas, assim como os resultados advindos com a incorporação sugerida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Alvim Scarabucci de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Arte Educadora formada pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIUBE e em Docência pela Diversidade na Educação Básica pela Universidade Federal de Uberlândia, Membro da ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia, Membro do GEPPE - Grupo de estudo em Psicopedagogia Escolar da UFU, docente em artes visuais da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Publicado

2013-06-27

Cómo citar

ALVIM SCARABUCCI DE OLIVEIRA, C. O CORPO E A CAPOEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTAS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20294. Acesso em: 24 nov. 2024.