O relato de experiência como prática de letramento na EJA de Florianópolis/SC

Autores/as

  • Rachel Pantalena Leal UFSC
  • Eliane Melara UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20283

Palabras clave:

Educação de Jovens Adultos, Letramento

Resumen

Esse trabalho foi desenvolvido na modalidade de ensino EJA da rede municipal de Florianópolis onde verificamos que procedimentos envolvendo escrita e leitura, baseados na perspectiva do letramento, obtêm sucesso no processo ensino-aprendizagem. Enfatizamos o relato de experiência, gênero escolhido, por pertencer ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, necessidades sociais que mobilizam os sujeitos da EJA. Objetivamos desenvolver a escrita dos alunos, através do uso de gêneros textuais baseados em modelos. No desenvolver deste trabalho, utilizamos os conceitos de letramento; linguagem como interação e gêneros textuais. Os alunos foram convidados a escrever em diários sobre suas vivências em sala, sendo que foi oportunizado aos mesmos o acesso a modelos de escrita. Observamos que os alunos desenvolveram suas escritas com maior fluência e clareza, além de terem tido a oportunidade de refletir a importância de seu papel protagonista em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rachel Pantalena Leal, UFSC

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduanda em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina, aluna da Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professora contratada pela Rede Municipal de Florianópolis, onde atua na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é professora do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Eliane Melara, UFRJ

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora contratada da Rede Municipal de Florianópolis na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atua nas seguintes áreas do conhecimento: violência no espaço urbano e educação de jovens e adultos.

Publicado

2013-02-14

Cómo citar

LEAL, R. P.; MELARA, E. O relato de experiência como prática de letramento na EJA de Florianópolis/SC. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-20283. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20283. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência