O relato de experiência como prática de letramento na EJA de Florianópolis/SC

Autores

  • Rachel Pantalena Leal UFSC
  • Eliane Melara UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20283

Palavras-chave:

Educação de Jovens Adultos, Letramento

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido na modalidade de ensino EJA da rede municipal de Florianópolis onde verificamos que procedimentos envolvendo escrita e leitura, baseados na perspectiva do letramento, obtêm sucesso no processo ensino-aprendizagem. Enfatizamos o relato de experiência, gênero escolhido, por pertencer ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, necessidades sociais que mobilizam os sujeitos da EJA. Objetivamos desenvolver a escrita dos alunos, através do uso de gêneros textuais baseados em modelos. No desenvolver deste trabalho, utilizamos os conceitos de letramento; linguagem como interação e gêneros textuais. Os alunos foram convidados a escrever em diários sobre suas vivências em sala, sendo que foi oportunizado aos mesmos o acesso a modelos de escrita. Observamos que os alunos desenvolveram suas escritas com maior fluência e clareza, além de terem tido a oportunidade de refletir a importância de seu papel protagonista em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Rachel Pantalena Leal, UFSC
    Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduanda em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina, aluna da Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professora contratada pela Rede Municipal de Florianópolis, onde atua na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é professora do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Eliane Melara, UFRJ
    Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora contratada da Rede Municipal de Florianópolis na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atua nas seguintes áreas do conhecimento: violência no espaço urbano e educação de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

14-02-2013

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

O relato de experiência como prática de letramento na EJA de Florianópolis/SC. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-20283. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20283. Acesso em: 6 mar. 2025.