O relato de experiência como prática de letramento na EJA de Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20283Palavras-chave:
Educação de Jovens Adultos, LetramentoResumo
Esse trabalho foi desenvolvido na modalidade de ensino EJA da rede municipal de Florianópolis onde verificamos que procedimentos envolvendo escrita e leitura, baseados na perspectiva do letramento, obtêm sucesso no processo ensino-aprendizagem. Enfatizamos o relato de experiência, gênero escolhido, por pertencer ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, necessidades sociais que mobilizam os sujeitos da EJA. Objetivamos desenvolver a escrita dos alunos, através do uso de gêneros textuais baseados em modelos. No desenvolver deste trabalho, utilizamos os conceitos de letramento; linguagem como interação e gêneros textuais. Os alunos foram convidados a escrever em diários sobre suas vivências em sala, sendo que foi oportunizado aos mesmos o acesso a modelos de escrita. Observamos que os alunos desenvolveram suas escritas com maior fluência e clareza, além de terem tido a oportunidade de refletir a importância de seu papel protagonista em sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Rachel Pantalena Leal, Eliane Melara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.