Segregação e exclusão em bairros periféricos no capitalismo mundial

Autores/as

  • Sandra Leila de Paula

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20257

Palabras clave:

CULTURA POPULAR

Resumen

Estas reflexões são fruto de um trabalho de pós doutorado que se propôs a um estudo comparativo acerca das relações centro/periferia em dois países (Brasil e Portugal), nas cidades de Ribeirão Preto (Brasil) e Porto (Portugal), em espaços sociais periféricos e violentos das duas cidades, o bairro periférico do Ipiranga (Ribeirão Preto/Brasil) e o bairro social do Lagarteiro (Porto/Portugal). Utilizou-se o referencial teórico de Robert Kurz, Pierre Bordieu e Milton Santos para análise dos espaços sociais de exclusão, no intuito de analisar e compreender a organização desses espaços, em suas características e imbricações, identidades e diversidades, especificidades e generalidades, em suas relações e espaços específicos, de maneira a apreender suas vidas, seu quotidiano, de modo mais aproximado e qualitativo (aprofundado) possível, abarcando a organização desses espaços econômicos, sociais e culturais internos, bem como em sua dinâmica interna/ampliada; entre centro e periferia do capitalismo mundial. Para tal, uma pesquisa empírica foi realizada nos dois espaços, com a utilização de dados quantitativos coletados em relatórios portugueses, dados da Secretaria do Bem Estar Social no Brasil e do Serviço de Ação Social em Portugal, entrevistas com os moradores dos bairros em estudo, bem como a coleta de material iconográfico nos bairros trabalhados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Leila de Paula

Professora e pesquisadora da UFU, Instituto de Ciências Sociais/UFU. Pós Doutora pela Universidade do Porto/Portugal

Publicado

2013-02-14

Cómo citar

PAULA, S. L. de. Segregação e exclusão em bairros periféricos no capitalismo mundial. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-20257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20257. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais