Narrativas de vida

a constituição identitária de idosos

Autores/as

  • Maria Aparecida Resende Ottoni UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Gerson de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Maria Cecília de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Lorraine Cássia Silva de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Thaís Rodrigues Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Palabras clave:

Idosos, Instituição de longa permanência, histórias de vida

Resumen

Neste artigo, apresentamos os resultados parciais do projeto de extensão Narrativas de vida: a constituição identitária de idosos, que é parte do programa "Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares", desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia. Nosso objetivo é dar voz a esses/as idosos/as, possibilitando-lhes um espaço para contar suas histórias de vida, percorrendo uma trajetória que lhes possibilite, no reviver de lembranças e reminiscências, pensar sobre o vivido num processo que envolve passado, presente e novas perspectivas para o futuro. A partir da socialização dessas histórias e do falar em grupo sobre essas histórias, pretendemos contribuir para o fortalecimento identitário do/a idoso/a e do grupo. Ao contar e ao ser ouvido/a, o/a idoso/a está socializando conhecimento outrora vivido e que as suas memórias podem enriquecer a experiência de vida dos/as participantes do projeto. Além disso, as histórias de vida dos/as idosos/as constituem uma representação da sociedade e da realidade e, nesse sentido, conhecê-las pode possibilitar à sociedade uma reflexão sobre a vivência em uma ILP, sobre as identidades dos/as internos/as em uma ILP, sobre o processo de envelhecimento do/a outro/a e de si mesmo/a e sobre vários problemas vivenciados na sociedade contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Resende Ottoni, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

MARIA APARECIDA RESENDE OTTONI possui graduação em LETRAS - PORTUGU

Gerson de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995), mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atuei em 2008 como professor substituto na Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade Federal de São Carlos. De 2002 até 2007 atuei como professor da Faculdade de Comunicação e Artes do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, sendo desde 2005 como coordenador. Desenvolvo pesquisa nas áreas de Teorias de Comunicação, Cultura Popular e Velhice. Atualmente sou professor adjunto do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Maria Cecília de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Maria Cecília de Lima - possui graduação em Letras ( Português-Inglês) pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), mestrado em Linguística (Análise de Discurso Crítica) pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Linguística (Análise de Discurso Crítica) pela Universidade de Brasília com estágio de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é professora do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia. Realiza pesquisa com ênfase em: discurso, gênero social, gênero discursivo, identidades e mudança discursiva e social

Lorraine Cássia Silva de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista do projeto Conexões de Saberes.

Thaís Rodrigues Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista do projeto Conexões de Saberes. Thaís Rodrigues Martins

Publicado

2011-10-14

Cómo citar

OTTONI, M. A. R.; SOUSA, G. de; DE LIMA, M. C.; DE OLIVEIRA, L. C. S.; MARTINS, T. R. Narrativas de vida: a constituição identitária de idosos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20246. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais