Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos

Autores/as

  • Cilene Nascimento Canda Universidade Federal do Recôncvo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20182

Palabras clave:

Conscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultos

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas com alunos e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cilene Nascimento Canda, Universidade Federal do Recôncvo da Bahia

Professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestre em Educação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Arte, Cultura e Educação (EntreLACE/ UFRB).

Publicado

2012-07-03

Cómo citar

CANDA, C. N. Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REP-2012-20182. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182. Acesso em: 22 nov. 2024.