Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos

Autores

  • Cilene Nascimento Canda Universidade Federal do Recôncvo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20182

Palavras-chave:

Conscientização - Ludicidade - Alfabetização de jovens e adultos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na construção do processo de conscientização na alfabetização de jovens e adultos. A metodologia utilizada baseou-se no método da pesquisa-ação, no contexto da alfabetização de jovens e adultos em uma escola municipal de Salvador. A pesquisa-ação desenvolveu-se por meio da realização de círculos de leitura, vivências em atividades lúdicas, entrevistas com alunos e levantamento bibliográfico. Este texto trata do entrelaçamento de dois conceitos educacionais: a ludicidade e a conscientização, considerando o contexto da exclusão social, do desenvolvimento da auto-estima e do aprendizado da leitura e da escrita de jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cilene Nascimento Canda, Universidade Federal do Recôncvo da Bahia

Professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestre em Educação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Arte, Cultura e Educação (EntreLACE/ UFRB).

Downloads

Publicado

03-07-2012

Como Citar

CANDA, C. N. Conscientização e ludicidade na Educação de Jovens e Adultos: revendo caminhos teórico-metodológicos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, MG, v. 11, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REP-2012-20182. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20182. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais