Desenvolvimento da última etapa dos estágios supervisionados na rede pública de ensino em Uberlândia-MG: um relato de experiência

Autores/as

  • Lidiane Aparecida Alves UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2009-20076

Palabras clave:

Educação Popular

Resumen

O presente relato refere-se ao resultado do desenvolvimento da última etapa dos Estágios Supervisionados, o Estágio Supervisionado IV, exigidos para a conclusão da modalidade licenciatura do curso de Geografia. Esse relato consta-se da experiência de buscar elaborar e desenvolver um projeto em uma instituição de ensino de educação básica em Uberlândia-MG. Com efeito, algumas dificuldades foram encontradas, sendo necessário o desenvolvimento de outra atividade mais rápida para equivaler ao desenvolvimento de um projeto, e dessa forma concretizar a realização do Estágio Supervisionado IV. Assim, foi desenvolvida na terceira série do ensino fundamental de uma Escola Municipal, uma atividade que abordou a Congada em Uberlândia-MG. Escolheu-se analisar a Congada enquanto manifestação cultural, instituída pelos negros, sob o escopo de apontar aos alunos a existência de diversos grupos étnicos na cidade, bem como as diferentes maneiras de manifestações das culturas desses grupos; buscando também conscientizar os alunos da importância e da necessidade de se preservar as manifestações culturais. Contudo, a ocorrência de contratempos não comprometeu o objetivo geral do Estágio Supervisionado, visto que a atividade foi executada com sucesso e pôde-se comprovar o quanto é gratificante a carreira docente, apesar dos desafios e responsabilidades que freqüentemente são encontrados no âmbito da mesma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lidiane Aparecida Alves, UFU

Licenciada pela Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e mestranda nesta mesma Instituição.

Publicado

2010-06-07

Cómo citar

APARECIDA ALVES, L. Desenvolvimento da última etapa dos estágios supervisionados na rede pública de ensino em Uberlândia-MG: um relato de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REP-2009-20076. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20076. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência