Monitoria orientada

uma possibilidade para melhoria do desempenho acadêmico na disciplina química

Autores/as

  • Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Ca
  • Rosiane Maria da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2009-20062

Palabras clave:

Mediação, Aprendizagem, Monitoria

Resumen

Estudos em Psicologia do Desenvolvimento têm defendido a proposta do estudo por meio da interação social entre pares menos experientes e mais experientes. O presente trabalho objetivou incentivar a monitoria entre alunos (80 participantes do Ensino Médio) com a mediação da professora de Química e da psicóloga escolar. O trabalho foi desenvolvido com a formação de pares de alunos monitores e monitorados. Foram realizadas orientações para motivar o cumprimento dos estudos em pares (monitoria). Após as avaliações aplicou-se um questionário estruturado para avaliar se os alunos realizaram ou não a monitoria e os motivos responsáveis pelos resultados obtidos. Com a análise dos dados, verificou-se que o esforço, o estudo sistemático dos alunos e cooperação entre alunos foram fatores principais para sucesso nas notas. Os resultados indicaram que a mediação do estudo, somados à dedicação do aluno, facilitaram a aprendizagem

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Regina Amorim dos Anjos Queiroz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Ca

Mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2001), Especialista em Educação pela UFU (2008), doutoranda em Agronomia pela UNESP/Jaboticabal. Professora de Química do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Rosiane Maria da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, 1999. Psicóloga Escolar do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Publicado

2010-06-07

Cómo citar

AMORIM DOS ANJOS QUEIROZ, C. R.; DA SILVA, R. M. Monitoria orientada: uma possibilidade para melhoria do desempenho acadêmico na disciplina química. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 8, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REP-2009-20062. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20062. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência