Contribuições do legado de Paulo Freire para a formação do educador

revisitando algumas obras do autor pernambucano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62039

Palavras-chave:

Paulo Freire, Formação do educador, Transformação social

Resumo

A despeito das duras críticas sofridas por Paulo Freire nos últimos anos, orquestradas pelo (des)governo vigente no Brasil, indubitável é o fato de que suas obras foram e são estudadas até os dias atuais, contribuindo significativamente para a formação de educadores e educadoras nacionais e internacionais. Incontestáveis também são os contributos subtraídos por intermédio das leituras dos escritos deste mundialmente reconhecido pernambucano e que em 2021 completaria 100 anos, se vivo fosse. Partindo dessas premissas, o presente artigo tem como objetivo primaz evidenciar as contribuições do legado de Paulo Freire para a formação de educadores e educadoras, a partir das obras Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, podendo, assim, reverberar no processo de construção da emancipação humana. Para tanto, o estudo dispôs-se a realizar uma análise teórico-bibliográfica dos referidos livros, subsidiada pelas contribuições de Freire (2010), Marini (2018), Pavan (2011) dentre outros autores, referentes à temática da formação docente e à obra freiriana. Infere-se com essa investigação que a perspectiva freiriana traz, em seu bojo, significativas contribuições para os diferentes sujeitos educacionais, a partir do momento em que estes tomam consciência de seus papéis na transformação de uma sociedade de classes antagônicas, fundada na exploração do homem pelo homem.

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Biografia do Autor

  • Antonio Carlos de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

    Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor efetivo da rede municipal de educação de Russas, Ceará, Brasil.

  • Thiago Falcão Solon, Universidade Estadual do Ceará

    Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professor efetivo da Rede Municipal de Caucaia, Ceará; membro do Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão (UFC) e do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

  • Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE).

Referências

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

SOUSA, Antonio Carlos de; SOLON, Thiago Falcão; MORAES, Betânea Moreira de. Contribuições do legado de Paulo Freire para a formação do educador: revisitando algumas obras do autor pernambucano. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 97–113, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62039. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62039. Acesso em: 22 maio. 2025.