Professor de Atividades Interdisciplinares (PAI) do município de Caucaia-CE: uma nova perspectiva educativa

Autores/as

  • Sônia Elane Araújo Pascaretta

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2012-20326

Palabras clave:

Professor, Metodologia, Atividades Interdisciplinares

Resumen

: O presente artigo tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido pelos professores de atividades interdisciplinares (PAI) do município da Caucaia através do relato de experiências vivenciadas dentro desta função docente, assim também como demonstrar que mudanças de atitude podem se tornar o diferencial em uma instituição pública de ensino. Basseado em metodologia explicativa, este ensaio busca mostrar como a prática pedagógica exercida com pressupostos críticos e fundamentada em teorias educacionais fazem da atitude do professor um fator importante na formação de valores e auxilio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A função de PAI, criada recentemente em Caucaia, busca promover o desenvolvimento de crianças através da interdisciplinaridade atrelado ao contexto sóciocultural na qual estão inseridas. Este trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira, onde será apresentada a criação e necessidade do cargo para as escolas do município e a segunda, que diz respeito aos relatos observados no exercício da função em destaque. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram a relevância da abordagem do tema para a educação sob uma perspectiva interdisciplinar focada na mediação da ação docente planejada e adotada às circunstâncias da realidade de cada escola.

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Biografía del autor/a

  • Sônia Elane Araújo Pascaretta
    ESPECIALIZA

Publicado

2013-02-14

Número

Sección

Relatos de experiência

Cómo citar

PASCARETTA, Sônia Elane Araújo. Professor de Atividades Interdisciplinares (PAI) do município de Caucaia-CE: uma nova perspectiva educativa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REP-2012-20326. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20326. Acesso em: 23 dec. 2025.