Um estudo das produções acadêmicas sobre a formação docente e o Programa Escola da Terra no contexto da educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73999Palavras-chave:
Programa Escola da Terra, Formação docente, Educação do campoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a formação docente e o Programa Escola da Terra no contexto da educação do campo. Em relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, inspirada no Estado da Arte, recorrendo ao levantamento de dissertações, teses e periódicos científicos. Foram utilizados como descritores: “Educação do Campo”, “Formação Docente” e “Programa Escola da Terra”. O recorte temporal corresponde ao período de 2012 a 2022. Conclui-se que a quantidade e a qualidade das pesquisas realizadas na última década são de suma importância para a construção do conhecimento e para a compreensão dos desafios que ainda precisam ser superados, de modo que as pessoas do campo possam, de fato, receber uma educação de qualidade. A pesquisa científica, a produção de conhecimento e a sua sistematização são pontos de convergência quando o objetivo é resolver uma questão de ordem da vida prática.
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