Francisco Ferrer y Guardia: um nome para a educação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art01Keywords:
Educação Popular. Escola Moderna de Barcelona. Pedagogia Libertária. Francisco Ferrer y Guardia. História da Educação.Abstract
A experiência da Escola Moderna de Barcelona e as concepções pedagógicas de Francisco Ferrer y Guardia talvez sejam o grande marco da educação racionalista no início do século XX. Sua defesa do ensino para as classes operárias da Espanha, com a intenção de incentivar uma educação reflexiva contra a dominação das instituições hegemônicas, com um forte cunho de crítica social, é o fato que coloca Ferrer na história da educação como incentivador da instrução popular. Este texto tem como objetivo resgatar a trajetória de vida de Francisco Ferrer y Guardia e suas experiências com a educação popular. Os métodos analíticos utilizados por Thompson, a "história vista de baixo", possibilita-nos uma aproximação do objeto, sobretudo com um olhar mais criterioso, proporcionando a verificação de fatos corriqueiros e do cotidiano de pessoas comuns. Ferrer y Guardia foi um grande incentivador da formação da classe trabalhadora na Espanha, tendo como desejo fundamental a vulgarização da ciência para os que não tinham acesso a uma educação científica.
Downloads
References
BERTUCCI, L. M.; FARIA FILHO, L. M. de; OLIVEIRA, M. A. T. de. Edward P. Thompson: história e formação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
BOLETÍN DE LA ESCUELA MODERNA. Barcelona. Ano I, n. 1, out. 1901, p. 1-16.
CAPPELLETTI, A. J. La Escuela Moderna en America Latina. Educació i Història: Revista D
_____. Francisco Ferrer y la pedagogia libertária. Tenerife, Madrid: Tierra de Fuego/LaMalatesta Editora, 2012.
FERRER Y GUARDIA. A Escola Moderna. Piracicaba: Ateneu Diego Gimènez, 2010.
GON
PEIR
SAF
THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
_____. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. v. 1.
TRAGTENBERG, M. Francisco Ferrer e a pedagogia libertária. In: _____. Sobre educação, política e sindicalismo. 3. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Os autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.