Oralidade e letramento entre remanescentes quilombolas do sudoeste da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art11Keywords:
Oralidade, Letramento, Quilombo, Samba, Cultura Popular.Abstract
O objetivo deste texto é mostrar a relação de alteridade entre oralidade e escrita e seu valor no âmbito de uma perspectiva discursiva de letramento, apontada por Tfouni (2009) e Pereira (2009) como importante à posição de intérprete do sujeito por conta do poder simbólico do discurso da escrita. A oralidade é entendida por meio da noção de uma estética dos jogos e brincadeiras com a linguagem em Belintane (2011) e problematizada em termos de sua exclusão no ensino da língua no espaço escolar. A partir desses pressupostos, foram analisadas marcas da oralidade tal como aparecem em sequências discursivas recortadas de cantigas de roda, interpretadas por um grupo de remanescentes quilombolas pertencente à tradição oral do sudoeste da Bahia. Metodologicamente, a análise fundamentou-se na noção de sequência discursiva de Serrani (1997). A partir desse ponto de vista, apontamos possibilidades, no âmbito do ensino, da língua materna estabelecer diálogos com o universo da oralidade presente em uma localidade.
Downloads
References
ASSOLINI, F. E. P. Interpretação e letramento: os pilares de sustentação da autoria. 2003. 212f. Tese (Doutorado em Psicologia)
BELINTANE, C. A oralidade faz escrita na(s) infância(s): pesquisas e reflexões sobre a relação oralidade-escrita nos anos iniciais de escolarização. 2011. 180f. Tese (Livre-docência)
BRITTO, L. P. L. O ensino da leitura e da escrita numa perspectiva transdisciplinar. In. BAGNO, M. et al. (Org.). Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. São Paulo: Parábola, 2007. p. 53-77.
CADERNO DE CULTURA (2009/2010). Regulamento da IV Conferência Estadual de Cultura. Resultados da III Conferência Estadual de Cultura. Cultura é o quê? Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT), 2010.
CALVET, L-J. Tradição oral e tradição escrita. São Paulo: Parábola, 2011.
COSTA, E. S. Imagens da África na cultura tradicional: das margens e da resistência. In: COSTA, E. S.; CASTRO, Y. P. (Org.). Acolhendo as línguas africanas: segundo momento. Salvador: EdUNEB, 2010. p. 137-144.
FREUD, S. Escritores criativos e devaneios (1908). Rio de Janeiro: Imago, v. 9, p. 135-143, 1996 (Obras Completas).
FURLANETTO, M. M. Práticas discursivas: desafios no ensino de língua portuguesa. In: M. BAGNO et al. (Org.). Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. São Paulo,SP: Parábola, 2007, p.
LIMA, A. África, africanismos e espirais do tempo na cultura tradicional. In: COSTA, E. S.; CASTRO, Y. P. (Org.). Acolhendo as línguas africanas: segundo momento. Salvador: EdUNEB, 2010. p. 129-137.
MENDON
PEREIRA, A. C. Mito e autoria nas práticas letradas. 2010. 332 f. Tese (Doutorado em Psicologia)
PEREIRA, A. C. Letramento e reificação da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
PINHEIRO, R. C. Jogos populares regionais: uma vivência do século XX na perspectiva de uma aplicação prática no III milênio. In: LEMOS, M. T. B.; BAHIA, L. H. (Org.). Percursos da memória: construções do imaginário nacional. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. p. 153-160.
PFEIFFER, C. C. Que autor é este? 1995. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)
SERRANI, S. M. Um método para estudar a discursividade na abordagem de questões socioculturais. In: SERRANI, S. M. A linguagem na pesquisa sociocultural: um estudo da repetição na discursividade. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 53-71.
SILVA, J. A. A. Africanos e afrodescendentes na constituição sociolinguística do português do Brasil: o caso
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
TFOUNI, L. V.; PEREIRA, A. C. Letramento e formas de resistência à economia escriturística. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 67-79, jul./dez. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.