Oralidade e letramento entre remanescentes quilombolas do sudoeste da Bahia

Authors

  • Anderson de Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art11

Keywords:

Oralidade, Letramento, Quilombo, Samba, Cultura Popular.

Abstract

O objetivo deste texto é mostrar a relação de alteridade entre oralidade e escrita e seu valor no âmbito de uma perspectiva discursiva de letramento, apontada por Tfouni (2009) e Pereira (2009) como importante à posição de intérprete do sujeito por conta do poder simbólico do discurso da escrita. A oralidade é entendida por meio da noção de uma estética dos jogos e brincadeiras com a linguagem em Belintane (2011) e problematizada em termos de sua exclusão no ensino da língua no espaço escolar. A partir desses pressupostos, foram analisadas marcas da oralidade tal como aparecem em sequências discursivas recortadas de cantigas de roda, interpretadas por um grupo de remanescentes quilombolas pertencente à tradição oral do sudoeste da Bahia. Metodologicamente, a análise fundamentou-se na noção de sequência discursiva de Serrani (1997). A partir desse ponto de vista, apontamos possibilidades, no âmbito do ensino, da língua materna estabelecer diálogos com o universo da oralidade presente em uma localidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo; professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; líder do Grupo de Investigação sobre Narrativas, Práticas Letradas e Discursos (GRINPRALED/CNPq).

References

ASSOLINI, F. E. P. Interpretação e letramento: os pilares de sustentação da autoria. 2003. 212f. Tese (Doutorado em Psicologia)

BELINTANE, C. A oralidade faz escrita na(s) infância(s): pesquisas e reflexões sobre a relação oralidade-escrita nos anos iniciais de escolarização. 2011. 180f. Tese (Livre-docência)

BRITTO, L. P. L. O ensino da leitura e da escrita numa perspectiva transdisciplinar. In. BAGNO, M. et al. (Org.). Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. São Paulo: Parábola, 2007. p. 53-77.

CADERNO DE CULTURA (2009/2010). Regulamento da IV Conferência Estadual de Cultura. Resultados da III Conferência Estadual de Cultura. Cultura é o quê? Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT), 2010.

CALVET, L-J. Tradição oral e tradição escrita. São Paulo: Parábola, 2011.

COSTA, E. S. Imagens da África na cultura tradicional: das margens e da resistência. In: COSTA, E. S.; CASTRO, Y. P. (Org.). Acolhendo as línguas africanas: segundo momento. Salvador: EdUNEB, 2010. p. 137-144.

FREUD, S. Escritores criativos e devaneios (1908). Rio de Janeiro: Imago, v. 9, p. 135-143, 1996 (Obras Completas).

FURLANETTO, M. M. Práticas discursivas: desafios no ensino de língua portuguesa. In: M. BAGNO et al. (Org.). Práticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. São Paulo,SP: Parábola, 2007, p.

LIMA, A. África, africanismos e espirais do tempo na cultura tradicional. In: COSTA, E. S.; CASTRO, Y. P. (Org.). Acolhendo as línguas africanas: segundo momento. Salvador: EdUNEB, 2010. p. 129-137.

MENDON

PEREIRA, A. C. Mito e autoria nas práticas letradas. 2010. 332 f. Tese (Doutorado em Psicologia)

PEREIRA, A. C. Letramento e reificação da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

PINHEIRO, R. C. Jogos populares regionais: uma vivência do século XX na perspectiva de uma aplicação prática no III milênio. In: LEMOS, M. T. B.; BAHIA, L. H. (Org.). Percursos da memória: construções do imaginário nacional. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. p. 153-160.

PFEIFFER, C. C. Que autor é este? 1995. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)

SERRANI, S. M. Um método para estudar a discursividade na abordagem de questões socioculturais. In: SERRANI, S. M. A linguagem na pesquisa sociocultural: um estudo da repetição na discursividade. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 53-71.

SILVA, J. A. A. Africanos e afrodescendentes na constituição sociolinguística do português do Brasil: o caso

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

TFOUNI, L. V.; PEREIRA, A. C. Letramento e formas de resistência à economia escriturística. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 67-79, jul./dez. 2009.

Published

2016-03-07

How to Cite

DE CARVALHO PEREIRA, A. Oralidade e letramento entre remanescentes quilombolas do sudoeste da Bahia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 134–146, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29859. Acesso em: 22 jul. 2024.