EDUCAÇÃO POPULAR TRABALHADA EM OFICINAS DE SAÚDE: A SEXUALIDADE DURANTE O ADOLESCER
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n12014-art06Keywords:
Educação Popular, Sexualidade, Adolescentes, Educação em Saúde.Abstract
A oficina, caracterizada pelo trabalho em grupo, é considerada como um dos dispositivos pedagógicos que dinamizam o processo ensino-aprendizagem e estimulam o comprometimento criativo de seus integrantes. Objetiva relatar vivências acadêmicas que permearam as práticas de educação popular em saúde, desenvolvidas por meio de oficinas direcionadas a adolescentes, sobre a temática sexualidade. O projeto Comunidade Saudável caracteriza-se como um conjunto de atividades que se articulam e atuam cooperativamente, tomando como pressuposto básico, em suas ações, a busca da transformação social forjada nas relações dialógicas. Este relato de experiência utilizou como método envolver a dimensão participativa e dialógica embasada nos referenciais teóricos de Paulo Freire, a partir da execução de uma oficina com adolescentes mediada por acadêmicos de Enfermagem e Psicologia. A dinâmica escolhida para conduzir o diálogo foi "Jogos dos mitos e da realidade", enfatizando a temática da sexualidade. As ações de educação popular em saúde, numa perspectiva dialógica, emancipadora, participativa, criativa e que contribua para a autonomia do usuário, dizem respeito à condição de sujeito de direitos e autor de sua trajetória de vida. Coloca-se em destaque que a ideia de oficina, o planejamento das dinâmicas e a participação ativa de acadêmicos - sujeitos em formação - contribuíram para incentivar a transformação das tradicionais práticas de educação em saúde e repensar novas práticas que garantam a superação das situações dos limites existentes, empecilhos para uma melhor qualidade de vida.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-25
How to Cite
ALBERTI, G. F.; SALBEGO, C.; CARVALHO, S. O. R. M.; ALBERTI, D. L. EDUCAÇÃO POPULAR TRABALHADA EM OFICINAS DE SAÚDE: A SEXUALIDADE DURANTE O ADOLESCER. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 75–81, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n12014-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24871. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Original Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.