A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20300Keywords:
História da Enfermagem, Educação da População, Educação Baseada em Competências.Abstract
Na faculdade AGES, localizada no nordeste da Bahia, o ensino/aprendizagem se dá através dos métodos ativos, tendo a problematização com centro, mas também aproveitando alguns passos do PBL. Esse diferencial vem possibilitando uma nova abordagem do ensino da história da Enfermagem. Hoje a História da Enfermagem precisa ser estudada do ponto de vista dialético, pois se apenas entendida como um amontoado de fatos, nomes e datas não acrescenta muito. O presente artigo tem como objetivo debater o que é ser Enfermeira e Enfermeiro e relatar a experiência do ensino da historia da profissão a partir da problematização. Trata-se de uma pesquisa docente em turmas de primeiro e segundo períodos do curso de Enfermagem nos semestres letivos de 2011-1 e 2011-2. Contribuir para que o estudante de Enfermagem tenha uma imagem positiva da profissão e conseqüente orgulho em ser Enfermeiro e Enfermeira é a tarefa primordial e possível da disciplina História da Enfermagem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Ernande Valentin Prado, Altair Von Stein, Rodrigo Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.