Dificuldade de aprendizagem: análise do ponto de vista do aluno comparado ao do professor e ao da escola
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2012-20245Keywords:
Dificuldades na aprendizagemAbstract
O presente trabalho tem por finalidade apresentar os resultados de um estudo de caso, sobre dificuldades de aprendizagem, feito com três alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Uberlândia-MG. Os alunos participantes do estudo foram dois do sexo masculino e um do sexo feminino, da faixa etária de 9 a 10 anos. Este estudo foi orientado pelas seguintes questões: quais são as dificuldades e as facilidades de aprendizagem identificadas por eles, bem como as razões ou queixas apresentadas para justificá-las. Para esta compreensão, foram feitas entrevistas semiestruturadas e observações durante os meses de junho a agosto de 2010, desenvolvidas no dia a dia escolar. Neste estudo, foi utilizada como base teórica, especialmente, os estudos de Patto (1999), Arroyo (1986) e Esteban (2007). As respostas obtidas através destas entrevistas mostra algo que no mínimo poderá ser classificado como curioso, pois as crianças ouvidas e observadas responderam ser não possuidoras de dificuldades de aprendizagem, porém como veremos, elas as apresentam, conforme resultados de avaliações, fato este que será analisado sob o caráter presente nestas dificuldades considerado de ordem social e cultural, sendo assim, estas dificuldades pontuais existentes, participantes deste universo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Amaury Lucatti Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.