Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar

Authors

  • Antônia Márcia Duarte Queiroz UNIMONTES
  • Marilene Ferreira de Oliveira Carvalho Secretaria Educação Salinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2010-20153

Keywords:

Educação

Abstract

O intuito desse trabalho é demonstrar as contribuições da mídia impressa-jornal na prática pedagógica, na busca de soluções para problemas de indisciplina escolar. Esta dificulta a relação entre a comunidade escolar de modo geral e ocorre com freqüência nas instituições de ensino brasileiras. Assim, busca-se uma reflexão a partir da produção de um jornal na sala de aula, quando os alunos são conduzidos a expor suas opiniões sobre a problemática indisciplina escolar e como esta interfere no processo ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresenta-se um breve histórico sobre a história da mídia impressa no mundo e no Brasil. A partir desses pressupostos é possível perceber a importância desse instrumento para divulgação de informações e troca de conhecimentos entre a sociedade. Essas contribuições foram demonstradas por meio de um jornal mural produzido pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Ãurea Paula de Souza, Salinas/Minas Gerais. Na culminância da prática pedagógica divulgaram suas opiniões sobre a indisciplina escolar e, além disso, foram capazes de contribuir com algumas sugestões para diminuir ou até mesmo evitar a indisciplina freqüente nas escolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antônia Márcia Duarte Queiroz, UNIMONTES

Mestre em Desenvolvimento Social.- professora do Curso de Pós

Marilene Ferreira de Oliveira Carvalho, Secretaria Educação Salinas

Técnica educacional da Secretaria de Educação de Salinas- Minas Gerais. leninha_sal@hotmail.com.

Published

2010-12-03

How to Cite

DUARTE QUEIROZ, A. M.; FERREIRA DE OLIVEIRA CARVALHO, M. Mídia impressa jornal: uma análise da indisciplina escolar. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REP-2010-20153. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20153. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Experience reports