Proposta de inovações metodológicas para aplicabilidade efetiva da educação ambiental na formação do cidadão consciente e do conhecimento holístico

Authors

  • Izabela Figueiredo Josué João Josué Filho e Maria Emília Figueiredo Josué

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20143

Keywords:

conexão, holismo, aprendizagem significativa, percepção.

Abstract

A aplicabilidade de trilhas perceptivas bem como dinâmicas e vivências que trabalham com o lúdico são metodologias eficazes para o ensino holístico que visa uma aprendizagem com significado para a vida. A conexão entre corpo, mente e espírito nas práticas educativas é que tem permitido uma (re)ligação do sujeito consigo mesmo, com os que estão próximos e com o meio ambiente, o que tem dado um novo significado para a existência do homem e desenvolvido uma maior sensibilidade para as questões ambientais. Os problemas ambientais, sociais e econômicos vivenciados atualmente requerem que a sociedade reavalie valores, reabilite atitudes para atingir uma relação homem & meio ambiente harmônica. Para isso, é preciso que a Educação Ambiental seja praticada incisivamente de forma a repensar as metodologias educativas pelo viés de técnicas que valorizem a percepção, os sentidos, a corporeidade. A formação holística do indivíduo só poderá se traduzir em realidade quando corpo, mente e espírito estiverem integrados na aprendizagem que traduzirá significados para a vida ao desenvolver as habilidades e competências da totalidade humana.

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Author Biography

Izabela Figueiredo Josué, João Josué Filho e Maria Emília Figueiredo Josué

Aluna especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Naturais, do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) Uberlândia-MG, 2005. Aluna especial mestrado em Geografia UFU(2010), professora efetiva da rede estadual de ensino (E.E. João Rezende).

Published

2011-10-14

How to Cite

JOSUÉ, I. F. Proposta de inovações metodológicas para aplicabilidade efetiva da educação ambiental na formação do cidadão consciente e do conhecimento holístico. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20143. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20143. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

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