Desafios da escola no processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2005-19996Keywords:
Alfabetização, Letramento, Formaçaõ de professoresAbstract
Para contruírmos esse artigo a seis mãos, partimos da nossa crença de que Educação contitui-se em uma prática social, historicamente construída, balizada pela transmissão, divulgação e transformações de conhecimentos e técnicas formulados a partir da interação que se estabelece entre os homens e destes com o mundo material produzido culturalmente. A Educação Popular, em linhas gerais, enquanto uma prática social, caracteriza-se por diversas e complexas experiências educativas, que apresentam como centro uma intencionalidade transformadora. Ou seja, ela anuncia e vivencia uma mudança social tantos nos aspectos pedagógicos quanto nos sócios-políticos e culturais. Nosso objeitvo aqui é entrelaçar três questões consideradas importantes nessa reflexão. A primeira é referente às políticas públicas voltadas para a Alfabetização no que tange a garantia dos direitos à educação da criança, do jovem e do adulto. A segunda questão contextualiza, a partir de pesquisas, estudos e experiências, a questão do significado da Alfabetização e do Letramento como também seus múltiplos fatores que se materializam em práticas pedagógicas. A terceira e última questão aponta na direção de se compreender as relações entre história, memória e narrativas de alfabetizadores/as brasileiros/as sobre sua formação básica e continuada. Finalizando esta reflexão, a escola é abordada como um dos espaços privilegiados para a elaboração e sistematização destes múltiplos olhares, na busca da consolidação de uma educação pública, democrátiva, inclusiva, social e politivamente referenciada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-10-02
How to Cite
DE MORAIS VIEIRA, A.; DOS SANTOS, S. M.; DIAS LAC. DE RESENDE, V. A. Desafios da escola no processo de alfabetização. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 4, n. 1, 2008. DOI: 10.14393/REP-2005-19996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19996. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
Original Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.