FERRER E FREIRE

intersecções das pedagogias libertária e freireana para pensar uma educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-76295

Palavras-chave:

Pedagogia Libertária, Educação Popular, Anarquismo, América Latina

Resumo

Ao interseccionar as contribuições teórico-práticas dos educadores Francisco Ferrer e Paulo Freire, no contexto latino-americano, com as realidades contemporâneas como espaço discursivo, o presente ensaio costura aproximações, incongruências e, mais que tudo, inspirações para pensarmos os fazeres numa educação que se proponha crítica, libertária e emancipatória. Tendo como pergunta norteadora as possibilidades de construção de um processo educativo estruturalmente transformador, e com o objetivo de apresentar e refletir sobre formas de incorporar, na atualidade, práticas de educação popular e libertária, defendemos sua inserção nos espaços de educação formal como estratégia de confrontação da ordem institucional. Desse modo, compreendemos a necessidade de extinguir as estruturas de dominação e controle, ao mesmo tempo em que sonhamos e construímos, no próprio fazer, outras formas de agir.

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Biografia do Autor

  • Ana Luisa Dias Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Especialização em andamento em Alfabetização na Prática na Faculdade Focus, Paraná, Brasil.

  • Simone Bicca Charczuk, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Luisa Dias; CHARCZUK, Simone Bicca. FERRER E FREIRE: intersecções das pedagogias libertária e freireana para pensar uma educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 41–63, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-76295. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/76295. Acesso em: 5 dez. 2025.