FERRER E FREIRE
intersecções das pedagogias libertária e freireana para pensar uma educação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-76295Palavras-chave:
Pedagogia Libertária, Educação Popular, Anarquismo, América LatinaResumo
Ao interseccionar as contribuições teórico-práticas dos educadores Francisco Ferrer e Paulo Freire, no contexto latino-americano, com as realidades contemporâneas como espaço discursivo, o presente ensaio costura aproximações, incongruências e, mais que tudo, inspirações para pensarmos os fazeres numa educação que se proponha crítica, libertária e emancipatória. Tendo como pergunta norteadora as possibilidades de construção de um processo educativo estruturalmente transformador, e com o objetivo de apresentar e refletir sobre formas de incorporar, na atualidade, práticas de educação popular e libertária, defendemos sua inserção nos espaços de educação formal como estratégia de confrontação da ordem institucional. Desse modo, compreendemos a necessidade de extinguir as estruturas de dominação e controle, ao mesmo tempo em que sonhamos e construímos, no próprio fazer, outras formas de agir.
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