Infância e exclusão
Transphobia in Everyday School Life
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-75701Palavras-chave:
Diversidade, Educação inclusiva, Direitos da criançaResumo
Durante o curso de extensão "Formação Continuada de Profissionais da Educação para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diversidades em Instituições Brasileiras de Educação Básica", promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), surgiu a oportunidade de aprofundar o estudo sobre diversidade sexual, de gênero e os direitos das mulheres. Ao longo da Unidade II, intitulada "Diversidade Sexual, de Gênero e Direitos da Mulher: Conhecer para Combater Distorções Negadoras de Direitos", deparei-me com o artigo "Escola e Infância: A Transfobia Rememorada", que proporciona uma reflexão crítica sobre o enfrentamento à transfobia no contexto escolar e os desafios enfrentados por crianças e adolescentes transgêneros em instituições educacionais.
Downloads
Referências
BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 549-559, maio/ago. 2011. DOI 10.1590/S0104-026X2011000200016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/DMNhmpzNbKWgH8zbgQhLQks/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2025.
BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Stanford: Stanford University Press, 1997.
CRENSHAW, K. Mapping the margins: intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stanford Law Review, Stanford, v. 43, n. 6, p. 1241-1299, jul. 1991. DOI 10.2307/1229039. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1229039. Acesso em: 10 fev. 2025.
FERREIRA, S. R. S. A respeito da categoria (trans/cis) gênero: a representação da identidade de gênero e a cisgeneridade compulsória. Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 355-380, 2021. DOI 10.29146/ecopos.v24i3.27576. Disponível em: https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27576. Acesso em: 12 fev. 2025.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Ligia Maria Pondé Vassalho. Petrópolis: Vozes, 1977.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sérgio Dias de Azevedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


