Infância e exclusão

Transphobia in Everyday School Life

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-75701

Palavras-chave:

Diversidade, Educação inclusiva, Direitos da criança

Resumo

Durante o curso de extensão "Formação Continuada de Profissionais da Educação para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diversidades em Instituições Brasileiras de Educação Básica", promovido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), surgiu a oportunidade de aprofundar o estudo sobre diversidade sexual, de gênero e os direitos das mulheres. Ao longo da Unidade II, intitulada "Diversidade Sexual, de Gênero e Direitos da Mulher: Conhecer para Combater Distorções Negadoras de Direitos", deparei-me com o artigo "Escola e Infância: A Transfobia Rememorada", que proporciona uma reflexão crítica sobre o enfrentamento à transfobia no contexto escolar e os desafios enfrentados por crianças e adolescentes transgêneros em instituições educacionais.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Dias de Azevedo, Secretaria de Educação do Distrito Federal

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Distrito Federal, Brasil; professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

AZEVEDO, Sérgio Dias de. Infância e exclusão: Transphobia in Everyday School Life. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 521–525, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-75701. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75701. Acesso em: 5 dez. 2025.