Educação do/no campo em áreas rurais de São Paulo

estado da arte do conhecimento

Autores

  • Lucas Gabriel Ivale Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-75088

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação popular, MST

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a produção de 15 obras acadêmicas, sendo 9 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado. O objeto de pesquisa delas foi a Educação do Campo de crianças oriundas dos movimentos sociais do campo, especialmente com relação ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As dissertações e teses foram defendidas entre 2011 e 2021, nas três universidades estaduais paulistas: USP, UNESP e UNICAMP. A partir das análises aferidas, nota-se uma diferença fundamental entre a antiga concepção de educação rural, proposta pelo Estado em articulação com as elites ruralistas e cafeicultoras, e a Educação do Campo, com seu ideal emancipador e voltado à autonomização dos sujeitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Gabriel Ivale, Universidade Estadual de Campinas

    Mestrando em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil. 

Referências

BARROSO, E. R. Educação do campo: contexto de discursos e de políticas. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. DOI 10.47749/T/UNICAMP.2011.847286. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617198. Acesso em: 29 ago. 2024.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-232.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1983.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Petrópolis: Vozes, 2000.

CARDART, R. S. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CORSARO, W. A. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.

ESTEVES, V. C. Pesquisando com o telescópio invertido: as relações das crianças pequenininhas e as culturas infantis em uma creche litorânea. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/403. Acesso em: 29 ago. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1970.

FREITAS, F. A. Educação infantil popular: possibilidades a partir da ciranda infantil do MST. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. DOI 10.47749/T/UNICAMP.2015.951150. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1625867. Acesso em: 29 ago. 2024.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: literatura, folclore, gramática, apêndices, variantes e índices. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

MARX, K. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2021.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

ORTIZ, R. A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d'Água, 2013.

PAIVA, F. M. A experiência de egressos de uma escola do campo no município de Araraquara – SP. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. DOI 10.11606/D.59.2015.tde-07042015-221338. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-07042015-221338/pt-br.php. Acesso em: 29 ago. 2024.

PRAXEDES, C. Escola do campo em território da Reforma Agrária: a construção coletiva de um projeto político-pedagógico. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641999. Acesso em: 29 ago. 2024.

PUPO, M. A. V. Por uma ciência popular da vida: educação do campo, agroecologia e tradição biocultural. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Física Gleb Wataghin, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. DOI 10.47749/T/UNICAMP.2018.1060826. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634629. Acesso em: 29 ago. 2024.

ROSA, L. A. Participação política: sentidos e significados atribuídos por membros do setor de educação de um assentamento rural. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013. DOI:10.11606/D.59.2013.tde-18122013-171422. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-18122013-171422/es.php. Acesso em: 29 ago. 2024.

ROSSETTO, E. R. A. A organização do trabalho pedagógico nas cirandas infantis do MST: lutar e brincar faz parte da escola de vida dos Sem Terrinha. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. DOI 10.47749/T/UNICAMP.2016.968347. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1628399. Acesso em: 29 ago. 2024.

ROSSETTO, E. R. A. Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós: a educação das crianças Sem Terrinha no MST. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. DOI 10.47749/T/UNICAMP.2009.477282. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611366. Acesso em: 29 ago. 2024.

ROSSI, R. Educação Popular e Educação do Campo: análise a partir do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária no curso “Pedagogia da Terra” em São Carlos – SP. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/23cfbf45-d9f1-4176-8bfa-e9325fd18166. Acesso em: 25 maio 2025.

SILVA, A. C. O. Acampamento e assentamento rural como contextos de cuidado e educação compartilhados de crianças. 2015. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2016. DOI 10.11606/T.59.2016.tde-04032016-113756. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis//59/59137/tde-04032016-113756/pt-br.php. Acesso em: 29 ago. 2024.

SILVA, J. B. Crianças assentadas e educação infantil no/do campo: contextos e significações. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012. DOI 10.11606/D.59.2012.tde-13032013-090524. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-13032013-090524/pt-br.php. Acesso em: 29 ago. 2024.

SILVA, N. M. A busca por uma educação de qualidade no campo em uma escola de um assentamento de reforma agrária: a distância entre o recurso disponível e o necessário. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013. DOI 10.11606/D.59.2013.tde-25022014-091558. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-25022014-091558/pt-br.php. Acesso em: 29 ago. 2024.

SOUZA, M. L. A. “Ser quilombola”: identidade, território e educação na cultura infantil. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. DOI 10.47749/T/UNICAMP.2015.963444. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1627602. Acesso em: 29 ago. 2024.

STEDILE, J. P.; FERNANDES, B. M. Brava gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. 2. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2012.

VALADÃO, G. S. Estado, MST e políticas públicas para a agricultura familiar: o PRONERA em assentamentos do estado de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2019. DOI 10.11606/D.91.2019.tde-03052019-181942. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-03052019-181942/pt-br.php. Acesso em: 29 ago. 2024.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

10-09-2025

Como Citar

IVALE, Lucas Gabriel. Educação do/no campo em áreas rurais de São Paulo: estado da arte do conhecimento. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 241–258, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-75088. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75088. Acesso em: 5 dez. 2025.