“A COVID-19, quando a danada não vai embora”
cordel como instrumento de educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74364Palavras-chave:
Literatura de cordel, Educação popular em saúde, Tecnologias educacionais, Cuidado, Síndrome pós-Covid-19 agudaResumo
Neste estudo, objetivou-se criar uma literatura de cordel como tecnologia educacional para promover a educação popular em saúde, com relação à síndrome pós-Covid-19 aguda. Trata-se de um estudo do tipo metodológico de criação tecnológica, com abordagem qualitativa. O cordel denominado “A Covid-19, quando a danada não vai embora” foi elaborado em formato digital. Ele aborda a historicidade da pandemia remetendo à condição de saúde caracterizada pela permanência ou surgimento de novos sinais e sintomas relacionados à doença, a síndrome pós-Covid-19 aguda. O cordel apoiou a educação popular em saúde, permitindo a discussão da cronicidade da doença e a necessidade de intervenções terapêuticas voltadas ao autocuidado e à reabilitação.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, G. A. et al. Educação em saúde e prevenção ao novo coronavírus por meio da literatura de cordel. Asas da Palavra, Belém, v. 17, n. 2, p. 54-62, jul./dez. 2020. DOI 10.17648/asas.v17i2.2333. Disponível em: https://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/2333. Acesso em: 23 dez. 2024.
BOTELHO, B. O. et al. Experiências de formação no contexto da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, p. e200195, 2021. DOI 10.1590/interface.200195. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/RJqTV8D9DWpLDYd3rcTbHXM/. Acesso em: 23 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa analisa aspectos da Covid-19 longa no Brasil. Fundação Fiocruz, 2023. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/3159-pesquisa-analisa-aspectos-da-COVID-19-lon-ga-no-brasil. Acesso em: 23 jun. 2024.
CASTRO, M. C. S.; COSTA, I. C. C. A literatura de cordel como instrumento didático-pedagógico na educação, motivação e promoção da saúde bucal. Ciência Plural, Natal, v. 1, n. 1, p. 40-49, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7322. Acesso em: 20 ago. 2025.
CHAVES, A. F. L. et al. Cordel para apoiar mães com filhos internados em unidade neonatal durante a pandemia de Covid-19. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 26, p. e76209, 2021. DOI 10.5380/ce.v26i0.76209. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cenf/a/yjXhwdWtXGhgVP59dYFyC8b/. Acesso em: 23 jun. 2024.
FEITOSA, P. W. G. et al. A literatura de cordel como ferramenta de educação em saúde: relatos de uma experiência pedagógica e cultural na região do Cariri. Interfaces, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 261-271, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19063. Acesso em: 20 ago. 2025.
FIGUEIREDO, A. M.; SILVA, F. A. Práticas de conservação preventiva e preservação aplicadas aos folhetos de cordel na Fundação Casa de Rui Barbosa. Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-44, jan./jun. 2023. Disponível em: https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/219. Acesso em: 23 jun. 2024.
FREIRE, A. M. A. Notas explicativas. In: FREIRE, P. (org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2013.
GREVE, J. M. D. et al. Impactos da covid-19 nos sistemas imunológico, neuromuscular, musculoesquelético e a reabilitação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 285-288, jul./ago. 2020. DOI 10.1590/1517-869220202604ESP002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/BFf6PYVqkSc3cbNvXg9cG4j/?format=html&lang=en. Acesso em: 3 set. 2025.
LAGE, S. R. M.; LUNARDELLI, R. S. A. A representação temática da Covid-19 na literatura de cordel. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 3, p. 402-422, jul./set. 2020. DOI 10.5433/1981-8920.2020v25n3p402. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40108. Acesso em: 18 jun. 2024.
NESPOLI, G. et al. Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, p. e200149, 2020. DOI 10.1590/interface.200149. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/4nVswHGv89zjFksXdRVxgzF/?format=html&lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2024.
OLIVEIRA, D. S.; SOUZA, S. P. D. E.; NUNES, C. J. R. R. A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF. Health Residencies Journal, Brasília, v. 2, n. 9, p. 24-51, 2021. DOI 10.51723/hrj.v2i9.124. Disponível em: https://hrj.emnuvens.com.br/hrj/article/view/124. Acesso em: 23 jun. 2024.
PAGLIUCA, L. M. F. et al. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 662-670, out./dez. 2007. DOI 10.1590/S0104-07072007000400010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/vrtdcB5MGktvgySL5LQMLkH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2024.
SALBEGO, C. et al. Tecnologias cuidativo-educacionais: um conceito emergente da práxis de enfermeiros em contexto hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, p. 2666-2674, 2018. DOI 10.1590/0034-7167-2017-0753. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/zPJy9NvkcDJVw9Jr7ZKhNQs/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2024.
SANTOS, M. O. S. et al. Estratégias de comunicação adotadas pela gestão do Sistema Único de Saúde durante a pandemia de Covid-19 – Brasil. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, p. e200785, 2021. DOI 10.1590/interface.200785. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/sRZcRPfpNtT8xTxKfF4Q6WS/. Acesso em: 23 jun. 2024.
SANTOS, P. P. P. O.; LOPES, B. B. G.; SOUZA, N. Covid-19 e literatura de cordel: educação em saúde pela via da folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa, v. 19, n. 43, p. 247-265, jul./dez. 2021. DOI 10.5212/RIF.v.19.i43.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19735. Acesso em: 18 jun. 2024.
SILVA, J. P. X. et al. CordelSUS: educação popular em saúde em ambiente virtual. Revista de Extensão da URCA, Crato, v. 1, n. 1, p. 27-31, out./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.urca.br/index.php/reu/article/view/68. Acesso em: 20 ago. 2025.
SILVA, R. C. R. et al. A literatura de cordel como recurso pedagógico na Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 28, p. e230319, 2024. DOI 10.1590/interface.230319. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/CqhGVgqbTQYT8zYcqghLsyb/. Acesso em: 23 jun. 2024.
SILVEIRA, J. L. G. C. et al. Literatura de cordel como estratégia em Educação Popular em Saúde. APS, Juiz de Fora, v. 18, n. 4, p. 532-538, out./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15711. Acesso em: 20 ago. 2025.,
WU, M. Síndrome pós-covid-19 – revisão de literatura: cautelas após melhora dos sintomas da covid-19. Biociências, Taubaté, v. 27, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.unitau.br/biociencias/article/view/3313. Acesso em: 3 set. 2025.
ZHU, H.; WEI, L.; NIU, P. The novel coronavirus outbreak in Wuhan, China. Global Health Research and Policy, Wuhan, v. 5, n. 6, p. 1-3, 2020. DOI 10.1186/s41256-020-00135-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s41256-020-00135-6. Acesso em: 23 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Regina da Silva Góis, Rosa Maria Constância Ferraz Martins, Emilly Naiany Gomes de Queiroz, Mariane Cardoso Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


