“A COVID-19, quando a danada não vai embora”

cordel como instrumento de educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74364

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Educação popular em saúde, Tecnologias educacionais, Cuidado, Síndrome pós-Covid-19 aguda

Resumo

Neste estudo, objetivou-se criar uma literatura de cordel como tecnologia educacional para promover a educação popular em saúde, com relação à síndrome pós-Covid-19 aguda. Trata-se de um estudo do tipo metodológico de criação tecnológica, com abordagem qualitativa. O cordel denominado “A Covid-19, quando a danada não vai embora” foi elaborado em formato digital. Ele aborda a historicidade da pandemia remetendo à condição de saúde caracterizada pela permanência ou surgimento de novos sinais e sintomas relacionados à doença, a síndrome pós-Covid-19 aguda.  O cordel apoiou a educação popular em saúde, permitindo a discussão da cronicidade da doença e a necessidade de intervenções terapêuticas voltadas ao autocuidado e à reabilitação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Regina da Silva Góis, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teorias e Práticas do Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem na Rede de Atenção; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Enfermagem.

  • Rosa Maria Constância Ferraz Martins, Universidade de Pernambuco

    Graduanda em Enfermagem na Universidade de Pernambuco, Brasil.

  • Emilly Naiany Gomes de Queiroz, Universidade de Pernambuco

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, Brasil.

  • Mariane Cardoso Carvalho, Universidade de Pernambuco

    Especialização em andamento em Enfermagem em Terapia Intensiva na Universidade Federal da Bahia, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, G. A. et al. Educação em saúde e prevenção ao novo coronavírus por meio da literatura de cordel. Asas da Palavra, Belém, v. 17, n. 2, p. 54-62, jul./dez. 2020. DOI 10.17648/asas.v17i2.2333. Disponível em: https://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/2333. Acesso em: 23 dez. 2024.

BOTELHO, B. O. et al. Experiências de formação no contexto da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, p. e200195, 2021. DOI 10.1590/interface.200195. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/RJqTV8D9DWpLDYd3rcTbHXM/. Acesso em: 23 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa analisa aspectos da Covid-19 longa no Brasil. Fundação Fiocruz, 2023. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/3159-pesquisa-analisa-aspectos-da-COVID-19-lon-ga-no-brasil. Acesso em: 23 jun. 2024.

CASTRO, M. C. S.; COSTA, I. C. C. A literatura de cordel como instrumento didático-pedagógico na educação, motivação e promoção da saúde bucal. Ciência Plural, Natal, v. 1, n. 1, p. 40-49, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7322. Acesso em: 20 ago. 2025.

CHAVES, A. F. L. et al. Cordel para apoiar mães com filhos internados em unidade neonatal durante a pandemia de Covid-19. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 26, p. e76209, 2021. DOI 10.5380/ce.v26i0.76209. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cenf/a/yjXhwdWtXGhgVP59dYFyC8b/. Acesso em: 23 jun. 2024.

FEITOSA, P. W. G. et al. A literatura de cordel como ferramenta de educação em saúde: relatos de uma experiência pedagógica e cultural na região do Cariri. Interfaces, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 261-271, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19063. Acesso em: 20 ago. 2025.

FIGUEIREDO, A. M.; SILVA, F. A. Práticas de conservação preventiva e preservação aplicadas aos folhetos de cordel na Fundação Casa de Rui Barbosa. Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-44, jan./jun. 2023. Disponível em: https://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/219. Acesso em: 23 jun. 2024.

FREIRE, A. M. A. Notas explicativas. In: FREIRE, P. (org.). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2013.

GREVE, J. M. D. et al. Impactos da covid-19 nos sistemas imunológico, neuromuscular, musculoesquelético e a reabilitação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 285-288, jul./ago. 2020. DOI 10.1590/1517-869220202604ESP002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/BFf6PYVqkSc3cbNvXg9cG4j/?format=html&lang=en. Acesso em: 3 set. 2025.

LAGE, S. R. M.; LUNARDELLI, R. S. A. A representação temática da Covid-19 na literatura de cordel. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 3, p. 402-422, jul./set. 2020. DOI 10.5433/1981-8920.2020v25n3p402. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40108. Acesso em: 18 jun. 2024.

NESPOLI, G. et al. Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, p. e200149, 2020. DOI 10.1590/interface.200149. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/4nVswHGv89zjFksXdRVxgzF/?format=html&lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2024.

OLIVEIRA, D. S.; SOUZA, S. P. D. E.; NUNES, C. J. R. R. A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF. Health Residencies Journal, Brasília, v. 2, n. 9, p. 24-51, 2021. DOI 10.51723/hrj.v2i9.124. Disponível em: https://hrj.emnuvens.com.br/hrj/article/view/124. Acesso em: 23 jun. 2024.

PAGLIUCA, L. M. F. et al. Literatura de cordel: veículo de comunicação e educação em saúde. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 662-670, out./dez. 2007. DOI 10.1590/S0104-07072007000400010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/vrtdcB5MGktvgySL5LQMLkH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2024.

SALBEGO, C. et al. Tecnologias cuidativo-educacionais: um conceito emergente da práxis de enfermeiros em contexto hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, p. 2666-2674, 2018. DOI 10.1590/0034-7167-2017-0753. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/zPJy9NvkcDJVw9Jr7ZKhNQs/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2024.

SANTOS, M. O. S. et al. Estratégias de comunicação adotadas pela gestão do Sistema Único de Saúde durante a pandemia de Covid-19 – Brasil. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, p. e200785, 2021. DOI 10.1590/interface.200785. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/sRZcRPfpNtT8xTxKfF4Q6WS/. Acesso em: 23 jun. 2024.

SANTOS, P. P. P. O.; LOPES, B. B. G.; SOUZA, N. Covid-19 e literatura de cordel: educação em saúde pela via da folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa, v. 19, n. 43, p. 247-265, jul./dez. 2021. DOI 10.5212/RIF.v.19.i43.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19735. Acesso em: 18 jun. 2024.

SILVA, J. P. X. et al. CordelSUS: educação popular em saúde em ambiente virtual. Revista de Extensão da URCA, Crato, v. 1, n. 1, p. 27-31, out./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.urca.br/index.php/reu/article/view/68. Acesso em: 20 ago. 2025.

SILVA, R. C. R. et al. A literatura de cordel como recurso pedagógico na Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 28, p. e230319, 2024. DOI 10.1590/interface.230319. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/CqhGVgqbTQYT8zYcqghLsyb/. Acesso em: 23 jun. 2024.

SILVEIRA, J. L. G. C. et al. Literatura de cordel como estratégia em Educação Popular em Saúde. APS, Juiz de Fora, v. 18, n. 4, p. 532-538, out./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15711. Acesso em: 20 ago. 2025.,

WU, M. Síndrome pós-covid-19 – revisão de literatura: cautelas após melhora dos sintomas da covid-19. Biociências, Taubaté, v. 27, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.unitau.br/biociencias/article/view/3313. Acesso em: 3 set. 2025.

ZHU, H.; WEI, L.; NIU, P. The novel coronavirus outbreak in Wuhan, China. Global Health Research and Policy, Wuhan, v. 5, n. 6, p. 1-3, 2020. DOI 10.1186/s41256-020-00135-6. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s41256-020-00135-6. Acesso em: 23 jun. 2024.

Downloads

Publicado

10-09-2025

Como Citar

GÓIS, Amanda Regina da Silva; MARTINS, Rosa Maria Constância Ferraz; QUEIROZ, Emilly Naiany Gomes de; CARVALHO, Mariane Cardoso. “A COVID-19, quando a danada não vai embora”: cordel como instrumento de educação em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 399–413, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74364. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74364. Acesso em: 16 dez. 2025.