A educação do campo no contexto da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Córrego Santa Filomena (Vila Pavão/ES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74274

Palavras-chave:

Educação do campo, Salas multisseriadas, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Povos do campo, Políticas públicas, Direito à educação

Resumo

A afirmação da educação do campo resulta da luta de movimentos e organizações sociais que se articulam para reivindicar essa necessidade, buscando reconhecer e fortalecer os povos do campo. Apesar disso, esse direito tem sido negado à população campesina, o que evidencia a necessidade de estudos que possibilitem caracterizar e denunciar a ausência dessa modalidade de educação nos territórios camponeses. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir a relação entre a educação do campo e as práticas educativas desenvolvidas pela Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (EMUEF) Córrego Santa Filomena, localizada em Vila Pavão-ES, e demonstra as contradições entre a garantia da educação do campo na forma da lei e sua materialidade. Para tanto, este texto considera as ideias de Caldart (2012; 2004), Oliveira e Campos (2012) e Molina e Freitas (2011), as quais também subsidiam a análise de dados advindos de pesquisa exploratória desenvolvida sobre tal tema. Apesar de a referida escola estar localizada em área rural, a especificidade dos povos camponeses não está presente em sua proposta pedagógica. Verifica-se, por fim, que a reivindicação da comunidade escolar pela educação do campo tem representado uma importante estratégia de resistência e tensionamento a favor dos direitos das comunidades camponesas.

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Biografia do Autor

  • Celso Eulálio de Oliveira Júnior, Escola Família Agrícola de Chapadinha

    Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor na Escola Família Agrícola de Chapadinha, Espírito Santo, Brasil.

  • Gabrielly Dalmasio Geraldo Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

  • Natália Lopes Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

  • Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação Criarte/UFES. 

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Celso Eulálio de; RIBEIRO, Gabrielly Dalmasio Geraldo; SILVA, Natália Lopes; SOARES, Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves. A educação do campo no contexto da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Córrego Santa Filomena (Vila Pavão/ES). Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 300–319, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74274. Acesso em: 14 abr. 2025.