A educação do campo no contexto da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Córrego Santa Filomena (Vila Pavão/ES)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74274Palavras-chave:
Educação do campo, Salas multisseriadas, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Povos do campo, Políticas públicas, Direito à educaçãoResumo
A afirmação da educação do campo resulta da luta de movimentos e organizações sociais que se articulam para reivindicar essa necessidade, buscando reconhecer e fortalecer os povos do campo. Apesar disso, esse direito tem sido negado à população campesina, o que evidencia a necessidade de estudos que possibilitem caracterizar e denunciar a ausência dessa modalidade de educação nos territórios camponeses. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir a relação entre a educação do campo e as práticas educativas desenvolvidas pela Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (EMUEF) Córrego Santa Filomena, localizada em Vila Pavão-ES, e demonstra as contradições entre a garantia da educação do campo na forma da lei e sua materialidade. Para tanto, este texto considera as ideias de Caldart (2012; 2004), Oliveira e Campos (2012) e Molina e Freitas (2011), as quais também subsidiam a análise de dados advindos de pesquisa exploratória desenvolvida sobre tal tema. Apesar de a referida escola estar localizada em área rural, a especificidade dos povos camponeses não está presente em sua proposta pedagógica. Verifica-se, por fim, que a reivindicação da comunidade escolar pela educação do campo tem representado uma importante estratégia de resistência e tensionamento a favor dos direitos das comunidades camponesas.
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