A educação do campo no contexto da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Córrego Santa Filomena (Vila Pavão/ES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74274

Palavras-chave:

Educação do campo, Salas multisseriadas, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Povos do campo, Políticas públicas, Direito à educação

Resumo

A afirmação da educação do campo resulta da luta de movimentos e organizações sociais que se articulam para reivindicar essa necessidade, buscando reconhecer e fortalecer os povos do campo. Apesar disso, esse direito tem sido negado à população campesina, o que evidencia a necessidade de estudos que possibilitem caracterizar e denunciar a ausência dessa modalidade de educação nos territórios camponeses. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir a relação entre a educação do campo e as práticas educativas desenvolvidas pela Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (EMUEF) Córrego Santa Filomena, localizada em Vila Pavão-ES, e demonstra as contradições entre a garantia da educação do campo na forma da lei e sua materialidade. Para tanto, este texto considera as ideias de Caldart (2012; 2004), Oliveira e Campos (2012) e Molina e Freitas (2011), as quais também subsidiam a análise de dados advindos de pesquisa exploratória desenvolvida sobre tal tema. Apesar de a referida escola estar localizada em área rural, a especificidade dos povos camponeses não está presente em sua proposta pedagógica. Verifica-se, por fim, que a reivindicação da comunidade escolar pela educação do campo tem representado uma importante estratégia de resistência e tensionamento a favor dos direitos das comunidades camponesas.

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Biografia do Autor

Celso Eulálio de Oliveira Júnior, Escola Família Agrícola de Chapadinha

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor na Escola Família Agrícola de Chapadinha, Espírito Santo, Brasil.

Gabrielly Dalmasio Geraldo Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Natália Lopes Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação Criarte/UFES. 

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, C. E. de; RIBEIRO, G. D. G.; SILVA, N. L.; SOARES, L. P. R. G. A educação do campo no contexto da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental Córrego Santa Filomena (Vila Pavão/ES). Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 300–319, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74274. Acesso em: 22 dez. 2024.