“A escola vai fechar”?

um relato crítico das experiências com a educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74270

Palavras-chave:

Educação do campo, Pesquisa participante, Gestão democrática

Resumo

O presente texto trata de um relato acerca da educação do campo em uma escola no Rio Grande do Sul. A narrativa é construída na perspectiva de uma professora de Educação Física que se torna diretora de uma escola do campo e se depara com situações e demandas que tornam o processo particular de uma educação que é do campo, produzida e significada pelas pessoas que vivem e trabalham nessa realidade. Ao problematizar estas questões, ela decide realizar uma pesquisa participante, produzindo diálogos com diferentes segmentos da escola, com vistas a buscar alternativas ao projeto de extinção à educação do campo que se impõe pelas políticas neoliberais. A questão suleadora do texto foi assim delimitada: como as experiências de uma professora e diretora têm possibilitado significar a luta pela educação do campo? O estudo é de abordagem qualitativa, com enfoque crítico-participativo, e utiliza a roda de conversa como instrumento principal para coleta de informações. Os diálogos e as críticas provenientes da produção de informações da pesquisa participante apontam para processos de conscientização e mobilização política pelo direito à uma educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Tams Gasperin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professor na Universidade Federal do Rio Grande Sul, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, J. O.; QUEIROZ, S. G.; TAFFAREL, C. N. Z. Educação do campo e pedagogia histórico-crítica: realidade e possibilidades. Revista Educação e Ciências Sociais, Salvador, v. 5, n. 8, 2022. DOI 10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.10. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/13742. Acesso em: 20 maio 2023.

ARROYO, M.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

BORBA, O. F. Aspectos teóricos da pequisa participante: considerações sobre o significado da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, C. R. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. p. 42-62.

BORBA, O. F. Por la praxis: el problema de cómo investigar la realidad para transformarla. Espacio Abierto, Maracaibo, v. 31, n. 1, p. 193-221, 2022 disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=12270216010. Acesso em: 10 set. 2023

BORGES, M. C.; BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 6, n. 1, 2008. DOI 10.14393/REP-2007-19988. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988. Acesso em: 30 jan. 2023.

CAETENO, M. R.; PERONI, V. M. V. O público e o privado na educação - Projetos em disputa? Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, 2015. DOI 10.22420/rde.v9i17.584. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/archive. Acesso em: 10 maio 2023.

CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p. 257-264.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade. In: ARROYO, M.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 147-158.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação Básica do Campo”. In: ARROYO, M.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 20-62.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-lo melhor através da ação. In: BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FEIRE, P. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2022.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GAJARDO, M. A pesquisa participante na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CONTAG. Raizes se formam no campo. CONTAG, Brasília. Disponível em: https://ww2.contag.org.br/raizes-se-formam-no-campo. Acesso em: 27 fev. 2023.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. Escola do campo. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p. 324-330.

PALUDO, C.; VITÓRIA, F. B. Escolas no campo no estado do Rio Grande do Sul e a necessidade de democratização do índice de desenvolvimento da educação básica. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 68-93, 2014. DOI 10.17058/rea.v22i2.5092. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5092. Acesso em: 27 fev. 2023.

PITA, F. A. “Com que roupa eu vou pro samba que você (não) me convidou?”: entre desventuras da personificação jurídica e insurgências das lutas pelo trabalho associado popular. 2020. 491f. Tese (Doutorado em Sociologia do Direito) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

SOUZA, G. Inimigos públicos: ensaios sobre a mercantilização da educação básica no Brasil. São Paulo: Usina Editorial, 2017.

STRETCH, D.; ADMS, T. Pesquisa participativa, emancipação e (des)colonialidade. Curitiba: CRV, 2014.

TAFFAREL, C. Z.; MUNARIM, A. Pátria educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica, Chapecó v. 17, n. 35, 2015. DOI 10.22196/rp.v17i35.3053. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3053. Acesso em: 30 set. 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WARSCHAUER, C. A roda e o registro: uma parceria entre professores, alunos e o conhecimento. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1993.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

GASPERIN, P. T.; BOSSLE, F. “A escola vai fechar”? um relato crítico das experiências com a educação do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 540–555, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74270. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74270. Acesso em: 8 nov. 2024.