“A escola vai fechar”?
um relato crítico das experiências com a educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74270Palavras-chave:
Educação do campo, Pesquisa participante, Gestão democráticaResumo
O presente texto trata de um relato acerca da educação do campo em uma escola no Rio Grande do Sul. A narrativa é construída na perspectiva de uma professora de Educação Física que se torna diretora de uma escola do campo e se depara com situações e demandas que tornam o processo particular de uma educação que é do campo, produzida e significada pelas pessoas que vivem e trabalham nessa realidade. Ao problematizar estas questões, ela decide realizar uma pesquisa participante, produzindo diálogos com diferentes segmentos da escola, com vistas a buscar alternativas ao projeto de extinção à educação do campo que se impõe pelas políticas neoliberais. A questão suleadora do texto foi assim delimitada: como as experiências de uma professora e diretora têm possibilitado significar a luta pela educação do campo? O estudo é de abordagem qualitativa, com enfoque crítico-participativo, e utiliza a roda de conversa como instrumento principal para coleta de informações. Os diálogos e as críticas provenientes da produção de informações da pesquisa participante apontam para processos de conscientização e mobilização política pelo direito à uma educação do campo.
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