Reflexões sobre a matriz curricular e pedagógica de formação de educadores do campo

a partir da Licenciatura em Educação do Campo da FAFIDAM/UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74029

Palavras-chave:

Política Nacional de Educação do Campo, Formação de educadores, Educação do Campo, Movimentos Sociais do Campo, Universidade Estadual do Ceará

Resumo

A Educação do Campo enquanto paradigma educacional vem constituindo-se como política pública nas últimas duas décadas, sendo resultado de uma luta coletiva de Movimentos Sociais do Campo, camponeses e camponesas, e pesquisadores vinculados a Universidades e Institutos Federais, essa política que inicialmente almejava alfabetizar os povos do campo e formar professores para séries iniciais ampliou-se e hoje já tem inserção em diversos níveis e modalidades de ensino, nesse sentido analisamos a matriz curricular da Licenciatura em Educação do Campo compreendendo as repercussões da formação dos educadores do campo. Em termos metodológicos baseamo-nos na investigação de documentos oficiais como resoluções, editais da Universidade Estadual do Ceará, Projeto Pedagógico de Curso e entrevistas com egressos do curso. Como resultados identificamos que matriz curricular da LEDOC/FAFIDAM foi sendo construída buscando dialogar com a proposta nacional, as orientações do MEC e as demandas específicas de formação dos educandos. Nesse sentido apontamos 3 elementos importantes para a execução desse projeto de educação.

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Biografia do Autor

Diana Nara da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora na Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor na Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora na Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

João Paulo Guerreiro de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

OLIVEIRA, D. N. da S.; RIBEIRO, L. T. F.; CARVALHO, S. M. G. de; ALMEIDA, J. P. G. de. Reflexões sobre a matriz curricular e pedagógica de formação de educadores do campo: a partir da Licenciatura em Educação do Campo da FAFIDAM/UECE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 242–262, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74029. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74029. Acesso em: 22 dez. 2024.