Reflexões sobre a matriz curricular e pedagógica de formação de educadores do campo
a partir da Licenciatura em Educação do Campo da FAFIDAM/UECE
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74029Palavras-chave:
Política Nacional de Educação do Campo, Formação de educadores, Educação do Campo, Movimentos Sociais do Campo, Universidade Estadual do CearáResumo
A Educação do Campo enquanto paradigma educacional vem constituindo-se como política pública nas últimas duas décadas, sendo resultado de uma luta coletiva de Movimentos Sociais do Campo, camponeses e camponesas, e pesquisadores vinculados a Universidades e Institutos Federais, essa política que inicialmente almejava alfabetizar os povos do campo e formar professores para séries iniciais ampliou-se e hoje já tem inserção em diversos níveis e modalidades de ensino, nesse sentido analisamos a matriz curricular da Licenciatura em Educação do Campo compreendendo as repercussões da formação dos educadores do campo. Em termos metodológicos baseamo-nos na investigação de documentos oficiais como resoluções, editais da Universidade Estadual do Ceará, Projeto Pedagógico de Curso e entrevistas com egressos do curso. Como resultados identificamos que matriz curricular da LEDOC/FAFIDAM foi sendo construída buscando dialogar com a proposta nacional, as orientações do MEC e as demandas específicas de formação dos educandos. Nesse sentido apontamos 3 elementos importantes para a execução desse projeto de educação.
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Referências
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