Educação popular, do campo e o desenvolvimento local sustentável

pontos de convergência que orientam contextos educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74028

Palavras-chave:

Educação Comunitária, Educação Camponesa, Sustentabilidade, Contextos Educacionais, Humanização

Resumo

O estudo discute, a partir da aproximação entre a educação do campo e a educação popular, possibilidades de desenvolvimento local sustentável, a partir de categorias que evidenciam os pontos de convergência entre as temáticas. Nessa perspectiva, o desenvolvimento humano e social é entendido como prioritário, visando ao crescimento integral das pessoas, com vistas às condições de desenvolver ou fortalecer sua autonomia, para que possam participar das decisões, do planejamento e da execução das ações. Assim, o desenvolvimento das pessoas antecede o do local em que estão inseridas e a postura delas é de agentes do desenvolvimento. Este, por sua vez, prevê ações que levem em conta as gerações futuras, por isso, sustentável. O estudo é baseado em uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, na perspectiva qualitativa. Elenca pontos de convergência, a partir dos quais faz refletir acerca de contextos educativos dentro e fora da escola, orientados por uma educação popular refundamentada, que olhe para todos os indivíduos como sujeitos de direitos com demandas diferentes que podem dialogar e, juntos, arquitetar a construção de uma sociedade que não seja pura e simplesmente outra hegemonia, mas um lugar que supere os antagonismos e que priorize a vida humana de maneira digna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Dal Canton, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutoranda em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

BRANDÃO, C. R. Educação popular. Memorial Virtual Paulo Freire. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4211. Acesso em: 4 nov. 2023.

BRASIL. Parecer CNB/CEB n. 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Educação do Campo. Brasília/DF: Ministério da Educação; Conselho Nacional da Educação; Câmara de Educação Básica, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.

CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012. p. 258-267.

CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. p. 146-158.

FURTADO, C. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

KRUSE, B. C.; CUNHA, L. A. G. Reflexões críticas acerca do desenvolvimento (in)sustentável. Revista IDeAS, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 1-24, jan./dez. 2022. Disponível em: https://revistaideas.ufrrj.br/ojs/index.php/ideas/article/view/322/382. Acesso em: 10 jun. 2024.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

OLIVEIRA, G. B. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista da FAE, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 37-48, maio/ago. 2002. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/477. Acesso em: 11 jun. 2024.

PACHECO, L. M. D. Práticas educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural: a pedagogia da alternância e a Casa Familiar Rural em Frederico Westphalen. 2010. 207f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2109. Acesso em: 12 abr. 2024.

PALUDO, C. Educação popular como resistência e emancipação humana. Caderno Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 219-238, maio/ago. 2015. DOI 10.1590/CC0101-32622015723770. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/CK6NyrM6BhKXbMmhjrmB3jP/?lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2024.

PALUDO, C. Educação popular. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012. p. 282-287.

PINI, F. R. O. Educação popular e os seus diferentes espaços: educação social de rua, prisional, campo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Proceedings online [...] São Paulo: Associação Brasileira de Educadores Sociais, 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000100032&script=sci_arttext. Acesso em: 2 dez. 2023.

SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, M. Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. p. 29-56.

SANTOS, M. Educação do campo no Plano Nacional de Educação: tensões entre a garantia e a negação do direito à educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 98, p. 185-212, jan./mar. 2018. DOI 10.1590/S0104-40362018002600965. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QZR6mRFKcL7NLtLVr3DhQhb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2024.

SILVA, C. E. M. Desenvolvimento sustentável. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012. p. 206-211.

SILVA, C. E. M. Sustentabilidade. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012. p. 730-734.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

DAL CANTON, V.; PACHECO, L. M. D. Educação popular, do campo e o desenvolvimento local sustentável: pontos de convergência que orientam contextos educativos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 104–123, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74028. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74028. Acesso em: 8 nov. 2024.