Educação popular, do campo e o desenvolvimento local sustentável
pontos de convergência que orientam contextos educativos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74028Palavras-chave:
Educação Comunitária, Educação Camponesa, Sustentabilidade, Contextos Educacionais, HumanizaçãoResumo
O estudo discute, a partir da aproximação entre a educação do campo e a educação popular, possibilidades de desenvolvimento local sustentável, a partir de categorias que evidenciam os pontos de convergência entre as temáticas. Nessa perspectiva, o desenvolvimento humano e social é entendido como prioritário, visando ao crescimento integral das pessoas, com vistas às condições de desenvolver ou fortalecer sua autonomia, para que possam participar das decisões, do planejamento e da execução das ações. Assim, o desenvolvimento das pessoas antecede o do local em que estão inseridas e a postura delas é de agentes do desenvolvimento. Este, por sua vez, prevê ações que levem em conta as gerações futuras, por isso, sustentável. O estudo é baseado em uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, na perspectiva qualitativa. Elenca pontos de convergência, a partir dos quais faz refletir acerca de contextos educativos dentro e fora da escola, orientados por uma educação popular refundamentada, que olhe para todos os indivíduos como sujeitos de direitos com demandas diferentes que podem dialogar e, juntos, arquitetar a construção de uma sociedade que não seja pura e simplesmente outra hegemonia, mas um lugar que supere os antagonismos e que priorize a vida humana de maneira digna.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R. Educação popular. Memorial Virtual Paulo Freire. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/4211. Acesso em: 4 nov. 2023.
BRASIL. Parecer CNB/CEB n. 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Educação do Campo. Brasília/DF: Ministério da Educação; Conselho Nacional da Educação; Câmara de Educação Básica, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.
CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012. p. 258-267.
CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. p. 146-158.
FURTADO, C. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
KRUSE, B. C.; CUNHA, L. A. G. Reflexões críticas acerca do desenvolvimento (in)sustentável. Revista IDeAS, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 1-24, jan./dez. 2022. Disponível em: https://revistaideas.ufrrj.br/ojs/index.php/ideas/article/view/322/382. Acesso em: 10 jun. 2024.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1994.
OLIVEIRA, G. B. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista da FAE, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 37-48, maio/ago. 2002. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/477. Acesso em: 11 jun. 2024.
PACHECO, L. M. D. Práticas educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural: a pedagogia da alternância e a Casa Familiar Rural em Frederico Westphalen. 2010. 207f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010. Disponível em: https://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2109. Acesso em: 12 abr. 2024.
PALUDO, C. Educação popular como resistência e emancipação humana. Caderno Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 219-238, maio/ago. 2015. DOI 10.1590/CC0101-32622015723770. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/CK6NyrM6BhKXbMmhjrmB3jP/?lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2024.
PALUDO, C. Educação popular. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012. p. 282-287.
PINI, F. R. O. Educação popular e os seus diferentes espaços: educação social de rua, prisional, campo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Proceedings online [...] São Paulo: Associação Brasileira de Educadores Sociais, 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092012000100032&script=sci_arttext. Acesso em: 2 dez. 2023.
SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, M. Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. p. 29-56.
SANTOS, M. Educação do campo no Plano Nacional de Educação: tensões entre a garantia e a negação do direito à educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 98, p. 185-212, jan./mar. 2018. DOI 10.1590/S0104-40362018002600965. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QZR6mRFKcL7NLtLVr3DhQhb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2024.
SILVA, C. E. M. Desenvolvimento sustentável. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012. p. 206-211.
SILVA, C. E. M. Sustentabilidade. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Editora Expressão Popular, 2012. p. 730-734.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vanessa Dal Canton, Luci Mary Duso Pacheco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.