Plantas medicinais em diálogos interculturais na produção de planos de cuidado no SASI-SUS do Xukuru do Ororubá

educação permanente na saúde indígena como estratégia de promoção da atenção diferenciada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74025

Palavras-chave:

Atenção Diferenciada, Plantas medicinais, Intermedicalidade, Saberes tradicionais, Educação permanente em saúde

Resumo

A educação permanente da equipe de saúde indígena é estratégica na promoção da Atenção Diferenciada, especialmente na construção de diálogos interculturais. A experiência do curso demonstra a importância de promover espaços de ensino-aprendizagem compartilhada, do protagonismo dos profissionais de saúde do Sistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI-SUS) Xukuru do Ororubá, em busca de produzir mecanismos de assistência adequada aos povos originários, considerando o acervo de seu território, histórias e memórias, corpos e temporalidade. As diversas plantas medicinais são elementos fundamentais no cuidado/cura em conjunto às práticas de reza e à vivência nos terreiros da jurema sagrada. Traçar planos individuais e coletivos foi a alternativa que o grupo encontrou para refletir e induzir outras possíveis práticas intermédicas no território.

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Biografia do Autor

  • Paulo Henrique de Oliveira Leda, Fundação Oswaldo Cruz

    Doutor em Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, Pará, Brasil; tecnologista em Saúde Publica na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Monica Dias de Souza, Fundação Oswaldo Cruz

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil; colaboradora na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Itana Suzart Scher, Fundação Oswaldo Cruz

    Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

LEDA, Paulo Henrique de Oliveira; SOUZA, Monica Dias de; SCHER, Itana Suzart. Plantas medicinais em diálogos interculturais na produção de planos de cuidado no SASI-SUS do Xukuru do Ororubá: educação permanente na saúde indígena como estratégia de promoção da atenção diferenciada. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 452–480, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74025. Acesso em: 14 abr. 2025.