A relação teoria-prática nos tempos da Alternância

Autores

  • Francisca do Nascimento Silva Centro Educacional Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro
  • Paulo Roberto de Sousa Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74013

Palavras-chave:

Alternância, Pedagogia da Alternância, Teoria-Prática, Práxis

Resumo

O presente artigo propôs explicitar a relação entre teoria e prática na Pedagogia da Alternância dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA).  A construção apoiou-se teoricamente nos autores Gamboa (1995), Vázquez (2007), Gimonet (2007), Begnami (2019), Ribeiro (2010) e Caldart (2009). A sistematização foi possível a partir da pesquisa bibliográfica, que direcionou para construção do percurso das concepções da relação teoria-prática, das dicotomias idealista e pragmática à unidade dialética da práxis e na Pedagogia da Alternância dos CEFFA. A pesquisa permitiu compreender como teoria, prática e práxis são formas de comportamento humano diante da realidade, histórica e contraditória, assim como afirmar a relevância da relação entre teoria e prática na sistematização teórica da Pedagogia da Alternância dos CEFFA, potencializada, sobretudo, pelos pilares fins e meios, a partir de uma diversidade de instrumentos pedagógicos que dão vivacidade à Alternância de forma dialética.

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Biografia do Autor

Francisca do Nascimento Silva, Centro Educacional Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro

Mestrado em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora no Centro Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro, Maranhão, Brasil.

Paulo Roberto de Sousa Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Referências

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

SILVA, F. do N.; SILVA, P. R. de S. A relação teoria-prática nos tempos da Alternância . Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 400–415, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74013. Acesso em: 8 nov. 2024.