Diálogo entre os saberes da comunidade e a educação popular
vivências da residência em saúde da família
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-73993Palabras clave:
Participação da comunidade, Internato e residência, Equipe de assistência ao paciente, Atenção Primária à SaúdeResumen
A saúde pública é fundamental para compreender as necessidades dos sujeitos, suas particularidades e singularidades. A partir disso, ampliam-se as ações da Estratégia Saúde da Família com apoio da Educação Popular para construção dialógica de uma medicina integral e emancipatória. Este artigo tem como objetivo relatar a vivência da residência multiprofissional voltada à implementação do projeto estruturante, com o foco em educação popular. A construção do projeto ocorreu no mês de maio de 2023. Após organização e discussão dos estudos, definiu-se a subdivisão da escrita em duas categorias: tecendo redes de conhecimento e tecendo saberes e caminhos. Foi evidenciada a importância de um modelo de projeto para atuar no processo de transformação do meio e que pode gerar novas concepções acerca da dinâmica da saúde, mais qualificada, efetiva e humanizada. Por ser uma estratégia que favorece a participação social, a educação popular valoriza os saberes e cuidados do indivíduo e sua comunidade, incentivando o empoderamento e a corresponsabilização. Assim a experiência permitiu o fortalecimento das relações interprofissionais, vínculos, promoção da autonomia, identidade cultural e ancestralidade, e apoio emocional, reorientando as práticas e saberes da saúde e contribuindo para o controle social, apesar da violência no território.
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Referencias
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