Do médio ao superior

o inédito-viável na formação dos educadores campesinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73770

Palavras-chave:

Formação de educadores, MST, Pronera

Resumo

Nas discussões que tematizam educação do campo e educação popular, objetiva-se historicizar as lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na pauta educacional. Neste escopo, focaliza-se o contexto capixaba, com vistas a rememorar a trajetória formativa advinda das articulações com os órgãos públicos, no desenvolvimento das parcerias que resultaram nos cursos de Magistério e de Pedagogia da Terra. Os dados sucedidos da pesquisa, realizada em curso de doutorado, demostram a importância e a necessidade da universidade nesse processo. Com referenciais alicerçados em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, reafirma-se a importância do MST na vida dos participantes dos cursos, bem como a possibilidade do acesso ao ensino superior, advindo da conquista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e, decorrente deste, a contribuição no processo de formação docente dos sujeitos campesinos, bem como no fortalecimento do MST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Vitória

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professora efetiva da rede municipal de Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE); bolsista pesquisador capixaba (Edital FAPES nº 22/2023: projeto 2024-2027) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Referências

ARROYO, M. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF/Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. II PNERA: Relatório da II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto n° 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 20 abr. 2024.

CAMPOS, J. C.; HENRIQUE, P.; KOLING, E. Pronera: 24 anos de conquista e resistência na Educação do Campo. MST, [s. l.]. Disponível em: https://mst.org.br/2022/04/16/pronera-24-anos-de-conquista-e-resistencia-na-educacao-do-campo%EF%BF%BC/. Acesso em: 20 abr. 2024.

FERNANDES, F. A universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Expressão Popular, 2020.

FERNANDES, F. Florestan Fernandes: leituras e legados. São Paulo: Global, 2010.

FOERSTE, E. Pedagogia da terra: uma avaliação da experiência da UFES. 2004. 131 f. Relatório final de pesquisa (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2004. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/1839. Acesso em: 20 abr. 2024.

FONEC. Resistência ativa: a educação do campo e os desafios para 2022. Destinatário: Grupo de Coordenação do Fonec. Brasília, 2022.

FRANÇA, D. M. Vivências da Pedagogia do Movimento em escolas de assentamentos MST/ES. 2013. 271 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_6825_Viv%EAncias%20da%20Pedagogia%20do%20Movimento%20em%20Escolas%20de%20Assentamentos%20MST_ES.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosika Darcy de Oliveira. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

MOLINA, M. C. A contribuição do PRONERA na construção de políticas públicas de educação do campo e desenvolvimento sustentável. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília 2003.

MOLINA, M. C.; SANTOS, C. A.; BRITO, M. M.B. O Pronera e a produção do conhecimento na formação de educadores e nas ciências agrárias: teoria e prática no enfrentamento ao bolsonarismo. REVEDUC, São Carlos, v. 14, p. 1-25, 2020. DOI 10.14244/198271994539. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4539. Acesso em: 20 abr. 2024.

PIZETTA, A. J. Formação e práxis dos professores de Escolas de assentamentos: a experiência do MST no Espírito Santo. 1999. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 1999.

SÁNCHEZ, D. S. Resistência e formação na produção do comum: O curso Pedagogia da Terra da UFES. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

SOUZA, M. A. A Educação do campo no Brasil. In: SOUZA, E. C.; CHAVES, V. L. J. (org.). Documentação, memória e história da educação no Brasil: diálogos sobre políticas de educação e diversidade. Tubarão: Copiart, 2016a. p. 133-157.

SOUZA, M. A. Educação e movimentos sociais do campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2015. 2. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2016b.

UFES; PRONERA; MST. Curso Pedagogia da Terra para educadores e educadoras das escolas de assentamentos de trabalhadores rurais do Brasil. Resumo das Monografias dos alunos da Pedagogia da Terra. Vitória, 2003.

VIEIRA, M. A. F. O. Trajetórias de atuação e de formação docente na educação infantil do campo: narrativas dos egressos dos cursos Magistério e Pedagogia da Terra - MST. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.

VIEIRA, M. A. F. O.; CÔCO, V. O curso pedagogia da terra e a formação de educadores do MST: abordagens das produções científicas. Dialogia, São Paulo, n. 39, p. 1-18, 2021. DOI 10.5585/39.2021.20625. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20625. Acesso em: 10 abr. 2024.

VIEIRA, M. A. F. O; CÔCO, V. Da educação rural à educação do campo: percursos históricos da educação infantil a partir das produções acadêmicas e da legislação brasileira. In: SOUZA, E. C.; CHAVES, V. L. J. (org.). Documentação, memória e história da educação no Brasil: diálogos sobre políticas de educação e diversidade. Tubarão: Copiart, 2016. p. 83-105.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

VIEIRA, M. A. F. de O.; CÔCO, V. Do médio ao superior: o inédito-viável na formação dos educadores campesinos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 204–220, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73770. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73770. Acesso em: 22 dez. 2024.