Do médio ao superior
o inédito-viável na formação dos educadores campesinos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73770Palavras-chave:
Formação de educadores, MST, ProneraResumo
Nas discussões que tematizam educação do campo e educação popular, objetiva-se historicizar as lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na pauta educacional. Neste escopo, focaliza-se o contexto capixaba, com vistas a rememorar a trajetória formativa advinda das articulações com os órgãos públicos, no desenvolvimento das parcerias que resultaram nos cursos de Magistério e de Pedagogia da Terra. Os dados sucedidos da pesquisa, realizada em curso de doutorado, demostram a importância e a necessidade da universidade nesse processo. Com referenciais alicerçados em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin, reafirma-se a importância do MST na vida dos participantes dos cursos, bem como a possibilidade do acesso ao ensino superior, advindo da conquista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e, decorrente deste, a contribuição no processo de formação docente dos sujeitos campesinos, bem como no fortalecimento do MST.
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