Organização escolar multisseriada
uma análise historiográfica da educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73658Palavras-chave:
História da educação, Escolas/classes multisseriadas, Organização escolarResumo
As escolas com classes multisseriadas têm como característica a reunião de estudantes de diferentes anos em uma mesma turma, concomitantemente, e sob a docência de um/a professor/a. Com intuito de desenvolver uma análise historiográfica do surgimento e da constituição dessas escolas no cenário educacional do país, o objetivo deste trabalho é analisar como a organização escolar multisseriada se constituiu na história da educação brasileira. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica, por meio da qual são mobilizados os estudos de autores como Faria Filho e Vidal (2000); Saviani (2002; 2013); Santos e Moura (2010); Viega e Galvão (2012). Por meio do estudo, evidenciou-se que a organização escolar multisseriada remonta ao período de expulsão dos jesuítas em 1759, momento em que foram instauradas as aulas régias criadas por meio da Lei Geral de Ensino de 1827, que adotou, na época, o método mútuo. Em nossa análise, esse modelo escolar se constituiu como potencial para assegurar a oferta da educação para muitas gerações da sociedade.
Downloads
Referências
ARAGÃO, M.; TIMM, J. W. O método lancasteriano e as práticas de castigos escolares: do avilte físico à dor moral. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 7., 2013, São Cristóvão/SE. Anais [...]. São Cristóvão/SE: Universidade Federal de Sergipe, 2013. p. 01-11. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10332/111/110.pdf. Acesso em: 2 dez. 2023.
ARROYO, M. G. Escola: terra de direito. In: ANTUNES-ROCHA, M. I.; HAGE, S. M. (org.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Prefácio. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, v. 2).
BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Da responsabilidade dos Ministros e Secretários de Estado e dos Conselheiros de Estado. Rio de Janeiro, 1827. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LIM/LIM-15-10-1827.htm. Acesso em: 20 dez. 2023.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
CALDART, R. S. Por uma educação do campo: traços de uma identidade e construção. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 146-158.
CECCHIN, C.; CUNHA, M. T. S. Tenha modos! Educação e sociabilidades em manuais de civilidade e etiqueta (1900-1960). In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR, 10., 2007, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2007. p. 1-11. Disponível em: https://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais10/Artigos_PDF/Cristiane_Cecchin.pdf. Acesso em: 16 jul. 2024.
COLARES, A. A. História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: críticas e proposições. HISTEDBR on-line, Campinas, v. 11, n. 43e, p. 187-202, 2011. DOI 10.20396/rho.v11i43e.8639960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639960. Acesso em: 29 dez. 2023.
CORDEIRO, J. Os professores: identidade e formação profissional. In: CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2009. p. 41-68.
DELBONI, J. H. B. Imagem e memória: uma análise da escola multisseriada na comunidade do campo em Santa Maria de Jetibá-ES. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/items/500f02b1-cef4-4287-a8bf-3a72f0632ffc. Acesso em: 24 abr. 2023.
FARIA FILHO, L. M. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
FARIA FILHO, L. M.; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 19-34, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rjhxvFpJQ97LDYVJxkXybbD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 dez. 2023.
FRANÇA, M. P. S. G. S. A. Grupos escolares no estado do Pará no Regime Republicano (1899-1905). In: ESTÁCIO, M. A. F.; NICIDA, L. R. A. (org.). História e educação na Amazônia. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2016. p. 347-361.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
FREIRE, V. C. C.; PAULA, K. B. A institucionalização do método lancasteriano durante o império brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 2013, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013. p. 671- 680.
HAGE, S. A. M. Classes multisseriadas: desafios da educação rural no estado do Pará/região Amazônica. In: HAGE, S. A. M. (org.). Educação do campo na Amazônia: retratos da realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005. p. 42-60. Disponível em:
http://educampo.miriti.com.br/arquivos/File/Livro_Geperuaz.pdf. Acesso em: 5 dez. 2023.
HAGE, S. A. M. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1.165-1.182, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01165.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
SANTOS, F. S. Docência e memória: narrativas de professoras de escolas rurais multisseriadas. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Salvador, 2015. Disponível em: https://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/07/FABIO-JOSUE-SOUZA-DOS-SANTOS.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.
SANTOS, F. J. S.; MOURA, T. V. Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: ANTUNES-ROCHA, M. I.; HAGE, S. M. (org.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, v. 2).
SAVIANI, D. A história da escola pública no Brasil. Revista de Ciências da Educação, p. 185 201, 2002. Disponível em: https://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/issue/download/40/7. Acesso em: 22 set. 2023.
SAVIANI, D. História da escola pública no Brasil: questões para pesquisa. In: SAVIANI, D. (org.). Aberturas para a história da educação: do debate teórico-metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013. p.
SECO, A. P.; AMARAL, T. C. I. Marquês de pombal e a reforma educacional brasileira. HISTEDBR on-line, Campinas, 2006. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos/marques-de-pombal-e-a-reforma-educacional-brasileira. Acesso em: 19 dez. 2023.
SEVERINO, J. A. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TEIXEIRA, R. C.; LIMA, S. L. S. A multissérie frente aos desafios da educação do campo. Entrelaçando, Bahia, v. 2, n. 7, p. 149-158, 2012.
VEIGA, C. G. A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 21, p. 90-103, 2002. DOI 10.1590/S1413-24782002000300008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QsmTD5KL9kvn8BF9Z6dSynq/. Acesso em: 16 jul. 2024.
VIEGA, J. G. A. B.; GALVÃO, A. M. O. As escolas isoladas nas décadas iniciais do século XX: o estudo de uma instituição. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 11, n. 2, p. 479-500, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21708. Acesso em: 3 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ester Marques da Conceição; Rosenildo da Costa Pereira; Vivian da Silva Lobato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.