Organização escolar multisseriada

uma análise historiográfica da educação brasileira

Autores

  • Ester Marques da Conceição Universidade Federal do Pará
  • Rosenildo da Costa Pereira Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-8747-5276
  • Vivian da Silva Lobato Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73658

Palavras-chave:

História da educação, Escolas/classes multisseriadas, Organização escolar

Resumo

As escolas com classes multisseriadas têm como característica a reunião de estudantes de diferentes anos em uma mesma turma, concomitantemente, e sob a docência de um/a professor/a. Com intuito de desenvolver uma análise historiográfica do surgimento e da constituição dessas escolas no cenário educacional do país, o objetivo deste trabalho é analisar como a organização escolar multisseriada se constituiu na história da educação brasileira. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica, por meio da qual são mobilizados os estudos de autores como Faria Filho e Vidal (2000); Saviani (2002; 2013); Santos e Moura (2010); Viega e Galvão (2012). Por meio do estudo, evidenciou-se que a organização escolar multisseriada remonta ao período de expulsão dos jesuítas em 1759, momento em que foram instauradas as aulas régias criadas por meio da Lei Geral de Ensino de 1827, que adotou, na época, o método mútuo. Em nossa análise, esse modelo escolar se constituiu como potencial para assegurar a oferta da educação para muitas gerações da sociedade.

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Biografia do Autor

Ester Marques da Conceição, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica na Universidade Federal do Pará, Brasil; especialista em Práticas Pedagógicas na Educação do Campo pela Universidade Federal do Pará, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP) e do Projeto de Extensão “GPEFORP na estrada: a Universidade vai à escola”.

Rosenildo da Costa Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Pará, Brasil; estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades, na mesma instituição; servidor público da Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba, Pará, Brasil.

Vivian da Silva Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 
Brasil; estágio pós-doutoral pela Fundação Carlos Chagas, São Paulo, Brasil; professora da Universidade Federal do Pará, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência nas Escolas; pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed).

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

CONCEIÇÃO, E. M. da; PEREIRA, R. da C.; LOBATO, V. da S. Organização escolar multisseriada: uma análise historiográfica da educação brasileira. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 281–299, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73658. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73658. Acesso em: 22 dez. 2024.