Formação discente para a autorregulação da aprendizagem

uma experiência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73464

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Estratégias de aprendizagem, Psicologia da educação

Resumo

A autorregulação da aprendizagem envolve a capacidade do indivíduo de gerenciar os próprios pensamentos, as emoções e os comportamentos para atingir objetivos de aprendizagem. Este texto é um relato de experiência acerca de uma formação discente em autorregulação da aprendizagem realizada com estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) de uma escola de Belo Horizonte/MG. Considera-se que a aprendizagem autorregulada é um tema relevante, mas insuficientemente explorado na EJA. A formação deve contribuir para que estudantes e professores dessa modalidade possam lidar com a EJA de forma auto-orientada, de modo a favorecer o melhor aproveitamento da experiência escolar.

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Biografia do Autor

  • Jussara Biagini, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de Granada, Espanha; professora na Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil; técnica em assuntos educacionais no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil.

  • Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

BIAGINI, Jussara; NUNES, Fábio Luiz. Formação discente para a autorregulação da aprendizagem: uma experiência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 329–345, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73464. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73464. Acesso em: 13 mar. 2025.