Formação discente para a autorregulação da aprendizagem

uma experiência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73464

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Estratégias de aprendizagem, Psicologia da educação

Resumo

A autorregulação da aprendizagem envolve a capacidade do indivíduo de gerenciar os próprios pensamentos, as emoções e os comportamentos para atingir objetivos de aprendizagem. Este texto é um relato de experiência acerca de uma formação discente em autorregulação da aprendizagem realizada com estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) de uma escola de Belo Horizonte/MG. Considera-se que a aprendizagem autorregulada é um tema relevante, mas insuficientemente explorado na EJA. A formação deve contribuir para que estudantes e professores dessa modalidade possam lidar com a EJA de forma auto-orientada, de modo a favorecer o melhor aproveitamento da experiência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Biagini, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade de Granada, Espanha; professora na Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil; técnica em assuntos educacionais no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil.

Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brasil.

Referências

BANDURA, A. Social foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.

BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARROS, M. M.; SILVA, W. L.; ANDRADE, W. Os desafios da EJA: dos aspectos legais à realidade da prática na escola. Cadernos Acadêmicos, Palhoça, v. 8, n. 1, p. 31-41, 2022. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/18346. Acesso em: 4 jun. 2024.

BECK, J. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

BEZERRA, B. R. et al. Terapia de relaxamento muscular de Jacobson em pessoas com ansiedade: revisão integrativa. Acervo Saúde, [s. l.], n. 51, p. 1-11, 2020. DOI 10.25248/reas.e3438.2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/download/3438/2136/. Acesso em: 10 set. 2023.

BORBA, S. I. Educação de Jovens Adultos e Idosos: sujeitos de direitos de uma educação político-pedagógica. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 6, n. 1, p. 1465-1477, 2021. DOI 10.17648/diversitas-journal-v6i1-1743. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1743. Acesso em: 4 jun. 2024.

BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 1-14, 1999. DOI 10.1590/S0102-79721999000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/3RxKbjT7k9bdC5dFQmnyJbH/. Acesso em: 5 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: 2022. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados/2022. Acesso em: 22 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 set. 2023.

CAETANO, M. O. R.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Aprendizagem autorregulada em alunos da Educação de Jovens e Adultos: análise da produção científica nacional. Cocar, Belém, v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4016. Acesso em: 4 jun. 2024.

CASARIN, S. T.; PORTO, A. R. Relato de experiência e estudo de caso: algumas considerações. Journal of Nursing and Health, Pelotas, v. 11, n. 2, 2021. DOI 10.15210/jonah.v11i4.21998. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/21998. Acesso em: 3 set. 2023.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013. Acesso em: 4 jun. 2024.

ELLIS, A. Reason and emotion in psychotherapy. Nova York: Lyle Stuart, 1962.

FORTUNATO, I. O relato de experiência como método de pesquisa educacional: método(s) de pesquisa em educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1967.

GANDA, D. R.; BORUCHOVITCH, E. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 46, p. 71-80, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n46/n46a08.pdf. Acesso em: 4 jan. 2024.

LEAHY, R. L.; TIRCH, D; NAPOLITANO, L. A. Regulação emocional em psicoterapia: um guia para o terapeuta cognitivo-comportamental. Tradução de Ivo H. de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 2013.

MARCELINO, A. C. P. L. O relato de experiência e a formação docente: mapeamento de dissertações e teses. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022.

MARTÍNEZ-LÓPEZ, Z. et al. Self-regulation of academic emotions: recent research and prospective view. Anales de Psicología, Murcia, v. 37, n. 3, p. 529-540, 2021. DOI 10.6018/analesps.415651. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0212-97282021000300015&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 4 jun. 2024.

MYERS, D. G. Psicologia. Tradução de Eduardo Jorge C. da Silva e Maria dos Anjos S. Rouch. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

NASCIMENTO, R. O. A ferramenta PDDE interativo como indicador de caminhos: relato de experiência em uma escola da rede municipal de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

NOVAK, J. D. The theory underlying concept maps and how to construct them. Nova York: Cornell University, 2003.

OLISKOVICZ, K.; DAL PIVA, C. As estratégias didáticas no ensino superior: quando é o momento certo para se usar as estratégias didáticas no ensino superior? Revista de Educação, Londrina, v. 15, n. 19, p. 111-127, 2012. Disponível em: https://pdi.ufca.edu.br/projetos/attachments/download/143/1710_Estrat%C3%A9gias_Did%C3%A1ti.pdf. Acesso em: 4 jan 2024.

OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 4, p. 531-536, 2009. DOI 10.1590/S0102-37722009000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/S8xXnzpjt3gbfyDccYKNMZf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 4 jan. 2024.

POLYDORO, S. A. J.; AZZI, R. G. Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 29, p. 75-94, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000200005. Acesso em: 4 jun. 2024.

SCHUNK, D. H.; ZIMMERMAN, B. J. Self-regulation and learning. In: REYNOLDS, W. M.; MILLER, G. E. (ed.). Handbook of psychology: educational psychology. Nova Jersey: John Wiley and Sons, 2003. p. 59-78.

ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P. R.; ZEIDNER, M. (ed.). Handbook of self-regulation. New York: Academic Press, 2000. p. 13-39.

Downloads

Publicado

14-08-2024

Como Citar

BIAGINI, J.; NUNES, F. L. Formação discente para a autorregulação da aprendizagem: uma experiência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-73464. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73464. Acesso em: 14 out. 2024.