Condutores de nossas próprias jangadas

Educação popular e decolonialidade: pedagogias de resistência em Abya Ayala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72751

Palavras-chave:

Educação popular, Decolonialidade, Pedagogia decolonial

Resumo

A presente resenha analisa a obra de Noelia Rego, publicada em 2020 pela editora Monstro dos Mares. O estudo apresenta uma reflexão sobre a intersecção entre epistemologias descoloniais e educação popular, defendendo a sua potencial resistência contra o projeto de educação colonial-moderna. A autora constrói sua argumentação a partir de referências do Grupo Modernidade/Colonialidade, mas não se limita a ele. Propõe uma educação que valorize as perspectivas dos povos indígenas, das mulheres, dos negros, dos indivíduos LGBTQIA+, entre outros grupos subalternos, enfatizando a importância de uma prática pedagógica contra hegemônica que resgate as epistemes tradicionais e promova um diálogo intercultural transnacional sul-sul. O seu trabalho destaca a necessidade de autonomia intelectual e política, especialmente por meio da educação popular, para subverter paradigmas e redefinir identidades pedagógicas.

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Biografia do Autor

Bruno dos Santos Joaquim, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade do Algarve, Portugal; membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Cibercultura (LEC/UNIFESP) e do Grupo de Estudos Letramentos e Decolonialidade (UNIFESP/UdeA-Colômbia).

Referências

DUSSEL, E. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 51-73, 2016. DOI 10.1590/S0102-69922016000100004. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6079. Acesso em: 13 mar. 2024.

MONSTRO DOS MARES. 2024. Disponível em: https://monstrodosmares.com.br/ Acesso em: 13 mar. 2024.

REGO, N. R. P. Educação popular e decolonialidade: pedagogias de resistência em Abya Ayala. Ponta Grossa: Monstro dos Mares, 2020.

SANTOS, B. S. Epistemologias del Sur. México: Siglo XXI, 2010.

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

JOAQUIM, B. dos S. Condutores de nossas próprias jangadas: Educação popular e decolonialidade: pedagogias de resistência em Abya Ayala. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 372–376, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72751. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72751. Acesso em: 22 nov. 2024.