Educação infantil do campo

análise do projeto político pedagógico de um CMEIC em Paranaguá/PR

Autores

  • Danielle Marafon Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71634

Palavras-chave:

Educação infantil do campo, Projeto Político Pedagógico, Identidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos da Educação Infantil do Campo, compreendendo suas especificidades e correlacionando-as ao Projeto Político Pedagógico de um Centro Municipal de Educação do campo (CMEIC), desvelando o que se estabelece (ou não) com os propósitos de uma prática pedagógica campesina. A metodologia se sustenta numa análise qualitativa, de abordagem bibliográfica e documental, e por entrevistas realizadas com professoras. Os resultados apresentam lacunas em relação à concepção de educação do campo, atendendo de forma parcial as necessidades da comunidade campesina e que o projeto pedagógico do CMEIC investigado, de modo geral, converge com essa concepção. Concluiu-se que a educação escolar do campo necessita assegurar especificidades em seu projeto pedagógico, respeitando práticas próprias do cotidiano dessas comunidades, assim, efetivando um processo humanístico e emancipador dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Marafon, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil; professora na Universidade Estadual do Paraná, Brasil.

Referências

ALMEIDA, A. M.; BIAZIN, P. C. Ilha do Mel-PR: perfil da população local e sua relação com o turismo. 2009. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU, 3., 2009, Foz do Iguaçu. Anais [...] Foz do Iguaçu: Editora Univali, 2009. Disponível em: https://festival.deangelieventos.com/wp-content/uploads/2014/01/23.-ILHA-DO-MEL-PERFIL-DA-POPULA%C3%87%C3%83O-LOCAL-E-SUA-RELA%C3%87%C3%83O-COM-O-TURISMO.pdf Acesso em: 20 fev. 2023.

ARROYO, M. G. Imagens quebradas. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRANDÃO, C. R. Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos: escritos para conhecer, pensar e praticar o município educador sustentável. 2. ed. Brasília: MMA, Programa Nacional de Educação Ambiental, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n° 1, de 3 de abril de 2002. Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

BAUM, T., LUNDTORP, S. Seasonality in tourism, advances in tourism research. London: Elsevier, 2001

CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 259-267.

CALDART, R. S. Pedagogia do movimento sem terra: escola é mais do que escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

CALDART, R. S. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (org.). Por uma educação do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002. p. 18-25.

CARVALHO, L. C; ROBAERT, S; FREITAS, L. M. A educação do campo no contexto da educação brasileira: questões históricas, políticas e legais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 6., 2015, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: UFSM, 2015. p. 1-11. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/2019/09/A-EDUCA%C3%87%C3%83O-DO-CAMPO-NO-CONTEXTO-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O-BRASILEIRA-QUEST%C3%95ES-HIST%C3%93RICAS-POL%C3%8DTICAS-E-LEGAIS-3.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

DENKEWICZ, P. Cultura e natureza: desenvolvimento comunitário na Ilha do Mel, Paraná. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, 2016.

GONZAGA, C. A. M.; DENKEWICZ, P.; PRADO, K. C. P. Unidades de Conservação, ecoturismo e conflitos socioambientais na Ilha do Mel, PR, Brasil. Revista ADMPG, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 61-67, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14043/209209211162. Acesso em: 18 out. 2023.

NEVES, G. L. “Esse lugar aqui é a ilha, é a Marambaia (...), eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta”: as infâncias e a Educação Ambiental na escola de ilha. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. Disponível em: https://ppgea.furg.br/images/sampledata/0000013716.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.

NUNES NETO, A. G.; ACERGA, F. S.; SANTOS, M. M. A Educação do Campo interrogando a Educação Rural e o sistema apostilado de ensino. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 78-96, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-64122. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64122/34546. Acesso em: 7 jul. 2023.

PACHECO, A.; SILVA, C.; PASUCH, J. A educação infantil do campo na perspectiva da valorização da criança enquanto sujeito do campo. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 15., 2014, Salvador. Anais [...] Salvador: UFBA, 2014. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/693/o/TR68.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

PARANAGUÁ. Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil do Campo Juvelina Neves. 2022.

PETTY, M.; TOMBIM, A.; VERA, R. Uma alternativa de educação rural. In: WERTHEIN, J.; BORDENAVE, J. D. (org.). Educação rural no terceiro mundo. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981. p. 31-63.

RIBEIRO, M. Educação Rural. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 295-301.

SILVA, A. P. S.; PASUCH, J.; SILVA, J. B. Educação infantil do campo. São Paulo: Cortez, 2012.

SOUZA, M. A. Práticas educativas do/no campo. Ponta Grossa: UEPG, 2011.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

MARAFON, D. Educação infantil do campo: análise do projeto político pedagógico de um CMEIC em Paranaguá/PR. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 461–481, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71634. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71634. Acesso em: 8 nov. 2024.