Educação infantil do campo

análise do projeto político pedagógico de um CMEIC em Paranaguá/PR

Autores

  • Danielle Marafon Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71634

Palavras-chave:

Educação infantil do campo, Projeto Político Pedagógico, Identidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos da Educação Infantil do Campo, compreendendo suas especificidades e correlacionando-as ao Projeto Político Pedagógico de um Centro Municipal de Educação do campo (CMEIC), desvelando o que se estabelece (ou não) com os propósitos de uma prática pedagógica campesina. A metodologia se sustenta numa análise qualitativa, de abordagem bibliográfica e documental, e por entrevistas realizadas com professoras. Os resultados apresentam lacunas em relação à concepção de educação do campo, atendendo de forma parcial as necessidades da comunidade campesina e que o projeto pedagógico do CMEIC investigado, de modo geral, converge com essa concepção. Concluiu-se que a educação escolar do campo necessita assegurar especificidades em seu projeto pedagógico, respeitando práticas próprias do cotidiano dessas comunidades, assim, efetivando um processo humanístico e emancipador dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Danielle Marafon, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil; professora na Universidade Estadual do Paraná, Brasil.

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

MARAFON, D. Educação infantil do campo: análise do projeto político pedagógico de um CMEIC em Paranaguá/PR. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 461–481, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71634. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71634. Acesso em: 22 dez. 2024.