Os desafios para a consolidação da arte e da cultura em uma instituição de ensino de tradição agrícola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70685

Palavras-chave:

Arte, Cultura, Educação, Direitos culturais, Política cultural

Resumo

A implementação de iniciativas artísticas e culturais nas instituições de ensino proporciona aos estudantes uma experiência que vai além dos limites acadêmicos. Isso contribui significativamente para a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, promovendo uma educação completa e totalmente integrada ao mundo ao redor deles. Pensando nessas possibilidades, este artigo visa a analisar os desafios enfrentados pelo Instituto Federal Goiano - IF Goiano para a consolidação da cultura e discutir possibilidades para gerir, promover e garantir o direito de acesso à cultura pelos estudantes, servidores e comunidades locais. No decorrer do texto, apresentamos pontos importantes dos documentos institucionais e as experiências que tangem a implementação de ações de arte e cultura desenvolvidas ao longo dos últimos oito anos. As narrativas dos estudantes destacam a inegável importância do conhecimento em arte e cultura, e benefícios decorrentes do envolvimento nessas atividades. No entanto, observa-se a necessidade de os gestores implementarem efetivamente as diretrizes previstas nos regulamentos institucionais e estabelecerem colaborações com atores externos. Nesse cenário, a presença e o fomento da arte e da cultura emergem como elementos essenciais na construção da formação humana e cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Gonçalves da Rocha, Instituto Federal Goiano

Doutora em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; professora no Instituto Federal Goiano, Goiás, Brasil.

Fausto de Melo Faria Filho, Instituto Federal Goiano

Doutor em Física pela Universidade Federal de Goiás, Brasil; professor no Instituto Federal Goiano, Goiás, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 16 jan. 2023.

CALABRE, L. A arte e a cultura em tempos de pandemia: os vários vírus que nos assolam. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152. Acesso em: 3 jan. 2023.

CECCON, F. A. et al. Breve abordagem acerca da trajetória evolutiva do ensino de artes: necessidade de formação docente e utilização de novas tecnologias do cenário vigente. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, 2020. DOI 10.14393/REP-2020-52353. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52353/30297. Acesso em: 10 jan. 2023.

CHAUÍ, M. Cultura e democracia. 2. ed. Salvador: Secretaria de Cultura; Fundação Pedro Calmon, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71361/40514. Acesso em: 5 maio 2023.

INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF GOIANO). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Edital nº 13, de 30 de junho de 2022. Apoio à curricularização da extensão no IF Goiano. 2022. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/Edital_N_13_- _Curriculariza%C3%A7%C3%A3o_da_Extens%C3%A3o-2717695946d44f27ae22ada053a9e786.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

INSTITUTO FEDERAL GOIANO (IF GOIANO). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Plano de desenvolvimento institucional – (PDI 2019-2023). Goiânia, 2018. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/42_-_PDI_2019-2023.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2002.

ROCHA, R. G.; ROSA FILHO, S. N.; GUIMARÃES, A. G. D. Núcleo de ciência, arte e cultura do IF Goiano: cartilha para proposição de projetos de arte e cultura. Goiânia: IF Goiano, 2017. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/CARTILHA_NAIF_1-929828a01ef44207ac879055545bbb9b.pdf. Acesso em: 3 jan. 2023.

SPERBER, J. I. et al. Contribuições do processo de curadoria para a formação de professores de arte: em foco o 1º Desafio das Artes Visuais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-63721. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63721/34562. Acesso em: 3 jan. 2023.

VEIGA-NETO, A. Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2003. DOI 10.1590/S1413-24782003000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/G9PtKyRzPcB6Fhx9jqLLvZc/?lang=pt#. Acesso em: 15 jan. 2023.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

ROCHA, R. . G. da; FARIA FILHO, F. de M. Os desafios para a consolidação da arte e da cultura em uma instituição de ensino de tradição agrícola. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 171–184, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70685. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70685. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais