A extensão universitária como prática acadêmica educativa

uma experiência comunitária para além da assistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70566

Palavras-chave:

Extensão universitária, Extensão popular, Educação popular, Experiência comunitária

Resumo

A proposta deste texto é refletir acerca da participação na construção e no desenvolvimento de um programa de extensão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a partir da minha atuação na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). O objetivo central é elaborar, pela reflexão proposta, o porquê do alcance exitoso dos resultados definidos e, dessa maneira, identificar uma metodologia que ajude a contribuir para o sucesso de outras ações. Entretanto, para desenvolver a proposta aqui estabelecida, inicialmente, procurei considerar a extensão em sua essência e o percurso de construção, de forma a compreendê-la como um processo educativo dialógico e, assim, definir seus princípios para além do assistencialismo, com o objetivo de identificar caminhos potenciais do fazer extensionista. Dessa maneira, não se trata de um relato de um processo e experiência, como foi vivido e experimentado, mas de uma elaboração analítica acerca da experiência construída e como, ao se construir, se formam processos educacionais e sujeitos que se educam mutuamente, trocam saberes e, dialogicamente, os reelaboram, situando-os em outro patamar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Maria Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Política e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; servidora técnica administrativa na mesma instituição.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 4 jan. 2023.

FAGUNDES, J. Universidade e compromisso social: extensão, limites e perspectivas. Campinas: Ed. Unicamp, 1986.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1967.

FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

FORPROEX. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. In: ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 1., 1987, Brasília. Anais [...]. Brasília: UNB, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 4 jan. 2023.

FORPROEX. Plano nacional de extensão universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Brasil, 2000-2001. Disponível em: http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.

FORPROEX. Política nacional de extensão universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Manaus, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 8 fev. 2023.

RODRIGUES, V. M. O programa de extensão universitária Proext no contexto das políticas educacionais no período de 2003 a 2012: uma análise a partir da experiência da Universidade Federal de Uberlândia. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13999. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

RODRIGUES, V. M. A extensão universitária como prática acadêmica educativa: uma experiência comunitária para além da assistência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 248–270, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70566. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70566. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais