FLiA - Feira Literária de Assis

território e práticas comunitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69592

Palavras-chave:

Políticas culturais de base comunitária, Cultura Viva, Pontos de Cultura, Feira Literária, Interior Profundo

Resumo

Este artigo analisa o projeto estético-político proposto pelo coletivo da Feira Literária de Assis (FLiA), a partir da sua atuação. Para isso, primeiro apresentamos a abordagem teórica, discutindo o percurso das políticas culturais no contexto nacional e problematizando paradigmas que influenciaram seus processos de construção, tendo em vista importantes marcos em âmbito internacional. Em seguida, contextualizamos a Feira Literária de Assis a partir do histórico do espaço de ocupação dela, o Galpão Cultural, as frentes de atuação e mobilização. Por fim, de acordo com o método cartográfico, o qual possui como ferramenta metodológica a pesquisa-intervenção, trazemos contribuições que caracterizam a FLiA como um movimento social, com uma política cultural de base comunitária.

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Biografia do Autor

Elaine Calça , Universidade de São Paulo

Doutoranda em Língua e Literatura Alemã na Universidade de São Paulo, Brasil, com cotutela na University of Münster, Alemanha; integrante da equipe de produtoras da Feira Literária de Assis – FLiA e Fliazinha

Gabriela Emery Sachse do Carmo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Psicologia e Sociedade na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; integrante da equipe de produtoras da Feira Literária de Assis – FLiA e Fliazinha.

Maria Rita Melo Barcelos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; vocalista na Vamo Vovó Big Band e produtora musical; integrante da equipe de produtoras da Feira Literária de Assis – FLiA e Fliazinha.

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

CALÇA , E.; CARMO, G. E. S. do; BARCELOS, M. R. M. FLiA - Feira Literária de Assis: território e práticas comunitárias. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 155–170, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-69592. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69592. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais