Desafios para educadores populares em tempos de educação remota
reflexões a partir de Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69368Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Paulo Freire, Ensino remoto, Formação de educadores populares, Covid-19Resumo
Em 2020 o mundo foi surpreendido com a emergência da pandemia Covid-19. Diante dos desafios decorrentes da crise sanitária, a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília buscou alternativas para dar prosseguimento às ações educativas do projeto de extensão na área da educação de jovens e adultos (EJA). Este artigo tem como objetivo compreender, a partir dos conceitos de situações-limites e inédito viável de Freire (1987), os significados da formação e da prática das educadoras populares, em 2021, diante dos desafios do ensino remoto. A metodologia, de base qualitativa, fez uso do método da pesquisa-ação e da sistematização de experiências, por meio de entrevistas e questionários realizados com as educadoras envolvidas no projeto. O texto dialoga com as contribuições de Freire e com autores da área da EJA e da formação de professores. O artigo aponta os desafios vividos no contexto da pandemia, em face da deterioração das condições de vida e saúde, bem como do acesso precário às novas tecnologias, enfrentados por educandos e educadores do projeto. Além disso, mostra que o apoio recebido pelas educadoras populares para o desenvolvimento das atividades pedagógicas foi fundamental para continuarem persistindo nas atividades deles, mesmo em tempos tão incertos.
Downloads
Referências
BATISTA, A. et al. Análise socioeconômica da taxa de letalidade da COVID-19 no Brasil. Nota Técnica nov./2020. Rio de Janeiro: NOIS/PUC-RJ, 2020. Disponível em: https://xdocz.com.br/doc/nt11-analise-descritiva-dos-casos-de-covid-19-283gkzmwl2n6. Acesso em: 6 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus: atualização de 28 de agosto de 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 14 dez. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
IBGE. Educação 2019: PNAD contínua. Biblioteca IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
JARA, O. H. A sistematização de experiências, prática e teoria para outros mundos possíveis. Brasília: CONTAG, 2012.
LÖWY, M. A filosofia da história de Walter Benjamin. Estudos avançados, São Paulo, v. 16, n. 45, 2002. DOI 10.1590/S0103-40142002000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/c7TdKSGxkSysjMds45cqs8v/. Acesso em: 7 fev. 2023.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
NICODEMOS, A. Práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos: conscientização ou conversão? Periferia, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 88-102, 2014. DOI 10.12957/periferia.2014.17248. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=552156371008. Acesso em: 15 set. 2023.
NICODEMOS, A.; SERRA, E. Educação de Jovens e Adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 871-892, 2020. DOI 10.35786/1645-1384.v20.n3.14. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/nicodemos-serra.html. Acesso em 16 set. 2023.
NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.
PEREIRA, T. I. V. A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, p. 112–125, 2017. DOI 10.14295/remea.v0i0.6896. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6896. Acesso em: 16 set. 2023.
REIS, R. H. A constituição do ser humano: amor-poder-saber na educação/alfabetização de jovens adultos. Campinas: Autores Associados, 2011.
VIEIRA, M. C.; Reis, R H.; LEMES, J. B. Educação de jovens e adultos como ato de amor, poder e saber. Brasília: DEG/UnB, 2015.
SOBRAL, J. B. L. Dialogando vozes e sentidos da educação popular e da educação de jovens e adultos na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
STRECK, D. Algumas lições do mestre. Revista do Instituto Humanitas, São Leopoldo, n. 223, p. 6-8, 2007. Disponível em: https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/1019-danilo-streck-1. Acesso em: 16 set. 2023.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.
VIGOTSKI. L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Clarisse Vieira, Violeta Acuña-Collado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.