Desafios para educadores populares em tempos de educação remota

reflexões a partir de Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69368

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Paulo Freire, Ensino remoto, Formação de educadores populares, Covid-19

Resumo

Em 2020 o mundo foi surpreendido com a emergência da pandemia Covid-19. Diante dos desafios decorrentes da crise sanitária, a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília buscou alternativas para dar prosseguimento às ações educativas do projeto de extensão na área da educação de jovens e adultos (EJA). Este artigo tem como objetivo compreender, a partir dos conceitos de situações-limites e inédito viável de Freire (1987), os significados da formação e da prática das educadoras populares, em 2021, diante dos desafios do ensino remoto. A metodologia, de base qualitativa, fez uso do método da pesquisa-ação e da sistematização de experiências, por meio de entrevistas e questionários realizados com as educadoras envolvidas no projeto. O texto dialoga com as contribuições de Freire e com autores da área da EJA e da formação de professores. O artigo aponta os desafios vividos no contexto da pandemia, em face da deterioração das condições de vida e saúde, bem como do acesso precário às novas tecnologias, enfrentados por educandos e educadores do projeto. Além disso, mostra que o apoio recebido pelas educadoras populares para o desenvolvimento das atividades pedagógicas foi fundamental para continuarem persistindo nas atividades deles, mesmo em tempos tão incertos.

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Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora associada da Universidade de Brasília, Brasil; coordenadora do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (GENPEX/UnB).

Violeta Acuña-Collado, Universidade Playa Ancha

Doutora em Desenvolvimento Pessoal, Aprendizagem e Teorias Epistemológicas Aplicadas pela Universidad Católica del Sagrado Corazón de Milán, Itália, professora da Faculdade de Ciências da Educação e diretora do Programa Disciplinario de Educación de Adultos na Universidad de Playa Ancha, Chile.

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Publicado

18-10-2023

Como Citar

VIEIRA, M. C.; ACUÑA-COLLADO, V. Desafios para educadores populares em tempos de educação remota: reflexões a partir de Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 187–208, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69368. Acesso em: 22 dez. 2024.